segunda-feira, 21 de julho de 2014

36º Congresso do Movimento da Escola Moderna


Mais uma vez estivemos presentes no Congresso do Movimento da Escola Moderna, este ano na Escola Superior de Educação de Lisboa. Foram 3 dias de partilha, crescimento, reflexão e convívio entre AMIGOS!   




Uma visita pela maravilhosa exposição deixou-nos de boca aberta com o fantástico trabalho de qualidade que se faz por este Portugal fora... A partilha de tantos trabalhos, projetos, pinturas, esculturas deixou-nos de coração cheio... e claro bem lá no meio os nossos cartazes com alguns dos trabalhos que se fizeram este ano na Diese.  


Da nossa escola chegaram 4 comunicações. A Vera e o nosso querido Salvador estiveram a falar sobre os seus caminhos, no que diz respeito ao rugby e aos projetos que o MEM nos leva a fazer... que o caminho se faz de sonhos e a certeza que podemos sempre descobrir mais qualquer coisa. Foi a estreia do Salvador e nós não podíamos estar mais orgulhosos! Parabéns Salvas! A Vera presenteou-nos ainda, com uma outra comunicação sobre a Creche e o MEM, a ação social dos bebés, dando-nos a conhecer um projeto de investigação ação que realizou ao longo dos últimos 2 anos. 


A Mariana e a Marta Reis levaram ao MEM uma comunicação sobre as culturas da infância. Partindo de um projeto sobre a Indía que teve origem numa conversa da manhã, em Conselho, estas duas educadoras explicaram como as culturas das crianças são importantes para o grupo, gerando novas culturas, realizando fantásticos projetos e partilhando maravilhosas vivências. 


Mais tarde a Mónica e (outra vez) a Marta partilharam a sua experiência ao longo deste ano, os seus percursos e como se vive dentro de uma instituição onde "não existem portas"... onde o contacto com o outro é diário e privilegiado, como a partilha acontece diariamente, como entre a creche e o jardim de infância se anda de mãos dadas.  


Foi um Congresso sentido, vivido, partilhado... um Congresso cheio de momentos maravilhosos, de partilhas inesquecíveis, de momentos de reflexão imprescindíveis e de muito convívio entre muitos profissionais de educação. 

domingo, 1 de junho de 2014

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Obrigada Mães!

É de sorriso estampado no rosto e sentimento de pertença e partilha que deixamos um agradecimento a todas mães pelo grande empenho e envolvimento no Dia da Mãe.

Obrigada!!!

sexta-feira, 25 de abril de 2014

25 Abril ... todos os dias...


Hoje Portugal acordou assim, mas há muito que se fala de tantas palavras que só se ouvem hoje, porquê?

Os direitos constroem-se e a liberdade também! Comecemos nós pelo inicio e tudo isto será diferente!
Na nossa escola, desde a primeira infância, ( berçário, sala de 1 anos)  promovemos a liberdade de expressão e ação todos os dias. A construção da cidadania começa desde a conceção, cabe à família em primeiro lugar, à escola, (educadores e professores) fomentar e desenvolver ferramentas necessárias parea que cada criança conheça os seus deveres e também os seus direitos.

Hoje como em tantos 25`s de Abril saiam à rua para MUDAR, para CRESCER, para PARTILHAR, está em nós o primeiro passo, é certo que é a tutela que institui e demanda, mas somos nós que constituímos a sociedade... Não se esqueçam que sem nós não existe assembleia, fazemos parte dela, sabiam?!

E nós professores/educadores temos em primeiro lugar que dar exemplo de luta, empreendedorismo e eficácia ao invez de desmotivação, reclamação e inércia... todos precisam de nós!

Fica o pensamento: "No Japão o único profissional que não precisa de se curvar diante o imperador é o professor, pois segundo os cidadãos deste país, numa terra que não há professores jamais haverá imperador..."

Bem sei que hoje é dia de festejar, pois já houve quem lutasse pela nossa liberdade, mas permitam-nos, também é dia de refletir!

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Mês dos livros...



Tirando o Abril, para nós, todos os meses e dias são de e para livros... Gostamos de livros, valorizamos a literatura infantil e fazemos projetos promovendo e entusiasmando a leitura a par ou em família!

Dia 2 foi o dia do livro infantil, no próximo dia 23 é dia mundial do livro e dos direitos de autor, vamos festejar  este mês com muitas e boas leituras. 

Façam o mesmo ... porque livro é Arte, Viagem e companhia!

quarta-feira, 19 de março de 2014

segunda-feira, 3 de março de 2014

"Há fotografias dos nossos filhos que não podem estar na internet"

"Olá, olá! Há fotografias dos nossos filhos que não podem estar na internet. Não podem ou não devem, dependendo da vossa opinião sobre o nível de segurança, a que devem sujeitar a exposição das fotografias dos vossos rebentos.
fotografias dos nossos filhos
Estive a pesquisar um pouco depois de falar com uma entendida nesta matéria, muito minha amiga mas que não se quis deixar identificar, e os conselhos que encontrei foram comuns. Resolvi então partilhar alguns destes alertas convosco.
Julgo que já devem saber sobre os perigos de fotografar as vossas crianças com dispositivos móveis (importante LER AQUI) mas ainda não vos tinha escrito sobre as precauções que devemos ter ao partilhar fotos na net.
Apresento-vos hoje meia dúzia de cuidados a ter, ao partilhar fotografias de crianças:
1 – Fotografias de bebés só de fralda, nus ou a tomar banho.
Muitas vezes estes retratos são raptados por verdadeiros pedófilos e colocados a circular em várias redes criminosas. Lembre-se que pode acontecer com qualquer uma de nós e já se descobriram inúmeros episódios destes em Portugal.
2 – Fotografias de crianças com a farda do colégio.
Já cometi esse erro, aqui me confesso. Neste caso foi no Facebook e já lá fui apagar. Através da farda facilmente se identifica a escola e por vezes até o ano que frequentam. Se um criminoso tiver acesso ao nome dos pais, da criança e da escola… o resultado pode não ser positivo. É só uma questão de não nos “pormos a jeito”.
3 – Fotografias com pistas sobre a morada da criança
Sempre que fotografem os vossos filhotes perto de casa, tenham o cuidado de não captar prédios, nomes de lojas ou montras que possam denunciar o sitio onde mora. Pelo menos nas fotografias que tenciona partilhar na web.
4 – As fotografias que os seus filhos não quererão ver divulgadas quando forem mais crescidos.
Todas sabemos que o bulling está na ordem do dia e sempre que partilharmos alguma gracinha dos nossos filhotes, devemos ter em conta que eles poderão não achar graça alguns anos mais tarde. Ou pior, poderão outros tentar aproveitar-se dessa exposição exagerada.
5 – Fotografias de crianças sem que os pais tenham autorizado.
Imaginem que uma “amiga” de uma amiga resolve partilhar a fotografia do vosso filhote numa daquelas páginas com um número gigante de fãs. A proliferação da dessa foto pode vir a ser quase infinita. É impossível poder depois controlar ou contactar as pessoas que tiveram acesso a ela. É quase como publicar uma fotografia de uma criança num jornal de grande tiragem, sem pedir permissão aos encarregados de educação. Digo é quase pois é pior. Uma fotografia na internet pode chegar mais longe que qualquer capa de jornal em papel.
6 – Fotografias com identificações de GPS.
Muitos dos telemóveis com GPS, se não desligarmos essa função, tornam publico, no vosso Facebook ou Instagram, o local de onde vocês estão a partilhar as fotografias. Já pensou que um ladrão ou um raptor poderá ter acesso aos seus passos ou antecipar o horário das suas deslocações?
Entretanto, nas minhas pesquisas descobri no Diário Digital, que a Polícia Judiciária recebeu em média, em 2012, seis participações por dia de crianças e jovens desaparecidos em Portugal. (não encontrei dados de 2013)
Para terminar, pergunto a todas as que se dizem mães responsáveis, se vão continuar a alimentar os vossos Facebooks, Blogues, Instagrams e afins, com fotografias em condições apetecíveis a qualquer pedófilo ou raptor mal intencionado?
Quem sou eu para criticar seja quem for, aliás fiz questão de admitir que algumas vezes, sem pensar, cometi várias destas imprudências. Mas, na minha opinião, depois de termos acesso a este “lembrete”, deveríamos minimizar todo e qualquer risco desagradável, principalmente quando se trata das  fotografias dos nossos filhos. Não acham?
Até já
Beijinhos,
Mónica"

Encontrámos esta publicação no blog http://amulherequemanda.sapo.pt/ e achamos realmente cada vez mais importante assegurar a privacidade das nossas crianças.