quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Famílias... Um dos pilares fundamentais na educação das crianças!

Segundo Gabriela Portugal (2008), “a aprendizagem ocorre através da participação da criança em actividades da sua comunidade, em interacções de envolvimento mútuo com familiares, amigos, vizinhos e professores”.
As famílias são as principais responsáveis pela educação das crianças. Assim, é muito importante que estas tenham um papel ativo na comunicação com a escola, dando a conhecer as características individuais da criança. De modo a fortalecer esta relação, é também importante que educadores e instituição educativa privilegiem e incentivem a participação das famílias na escola. 
Acreditando a nossa escola na participação desde o nascimento como forma saudável de crescer, faz-nos todo o sentido levar esta forma de se estar até à casa de cada criança que vive connosco diariamente e nesse sentido fomentar a participação das famílias diariamente.
Aqui ficam alguns exemplos desta participação das famílias! Muito obrigada a todos por direta (visitas à sala, aniversários, atividades...) ou indiretamente (notícias, novidades, fotografias) partilharem tantos momentos connosco!








domingo, 19 de outubro de 2014

Sábado de qualidade

Ontem a nossa equipa esteve em peso no V Encontro Qualidade em Educação de Infância, em Coimbra. Passámos um sábado maravilhoso, num encontro com amigas e colegas de profissão, onde as conversas deram lugar a reflexões importantes e imprescindíveis para o crescimento profissional de cada um. 


Com atenção ouvimos as comunicações e passámos pela exposição de posters onde encontrámos o poster da Marta Botelho - educadora da nossa escola, que em conjunto com a professora Catarina Tomás - da Escola Superior de Educação de Lisboa - escreveram sobre a qualidade da educação de infância, com especial enfoque na participação das crianças em contexto escolar.

Houve muitos momentos marcantes e frases que retivemos: "Numa comunidade de aprendizagem as crianças são a tripulação e não os passageiros." (Watkins, 2004). "As comunicações existem para darmos a palavra às crianças, pois para além do direito a terem voz, elas precisam de ter oportunidades para conversar!" (Assunção Folque). "A qualidade na educação de infância é uma escolha, não uma necessidade!" (Peter Moss). "O potencial de cada criança é atrofiado quando o ponto final da sua aprendizagem é formulado com antecedência." (Carlina Rinaldi)  

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

segunda-feira, 21 de julho de 2014

36º Congresso do Movimento da Escola Moderna


Mais uma vez estivemos presentes no Congresso do Movimento da Escola Moderna, este ano na Escola Superior de Educação de Lisboa. Foram 3 dias de partilha, crescimento, reflexão e convívio entre AMIGOS!   




Uma visita pela maravilhosa exposição deixou-nos de boca aberta com o fantástico trabalho de qualidade que se faz por este Portugal fora... A partilha de tantos trabalhos, projetos, pinturas, esculturas deixou-nos de coração cheio... e claro bem lá no meio os nossos cartazes com alguns dos trabalhos que se fizeram este ano na Diese.  


Da nossa escola chegaram 4 comunicações. A Vera e o nosso querido Salvador estiveram a falar sobre os seus caminhos, no que diz respeito ao rugby e aos projetos que o MEM nos leva a fazer... que o caminho se faz de sonhos e a certeza que podemos sempre descobrir mais qualquer coisa. Foi a estreia do Salvador e nós não podíamos estar mais orgulhosos! Parabéns Salvas! A Vera presenteou-nos ainda, com uma outra comunicação sobre a Creche e o MEM, a ação social dos bebés, dando-nos a conhecer um projeto de investigação ação que realizou ao longo dos últimos 2 anos. 


A Mariana e a Marta Reis levaram ao MEM uma comunicação sobre as culturas da infância. Partindo de um projeto sobre a Indía que teve origem numa conversa da manhã, em Conselho, estas duas educadoras explicaram como as culturas das crianças são importantes para o grupo, gerando novas culturas, realizando fantásticos projetos e partilhando maravilhosas vivências. 


Mais tarde a Mónica e (outra vez) a Marta partilharam a sua experiência ao longo deste ano, os seus percursos e como se vive dentro de uma instituição onde "não existem portas"... onde o contacto com o outro é diário e privilegiado, como a partilha acontece diariamente, como entre a creche e o jardim de infância se anda de mãos dadas.  


Foi um Congresso sentido, vivido, partilhado... um Congresso cheio de momentos maravilhosos, de partilhas inesquecíveis, de momentos de reflexão imprescindíveis e de muito convívio entre muitos profissionais de educação. 

domingo, 1 de junho de 2014

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Obrigada Mães!

É de sorriso estampado no rosto e sentimento de pertença e partilha que deixamos um agradecimento a todas mães pelo grande empenho e envolvimento no Dia da Mãe.

Obrigada!!!

sexta-feira, 25 de abril de 2014

25 Abril ... todos os dias...


Hoje Portugal acordou assim, mas há muito que se fala de tantas palavras que só se ouvem hoje, porquê?

Os direitos constroem-se e a liberdade também! Comecemos nós pelo inicio e tudo isto será diferente!
Na nossa escola, desde a primeira infância, ( berçário, sala de 1 anos)  promovemos a liberdade de expressão e ação todos os dias. A construção da cidadania começa desde a conceção, cabe à família em primeiro lugar, à escola, (educadores e professores) fomentar e desenvolver ferramentas necessárias parea que cada criança conheça os seus deveres e também os seus direitos.

Hoje como em tantos 25`s de Abril saiam à rua para MUDAR, para CRESCER, para PARTILHAR, está em nós o primeiro passo, é certo que é a tutela que institui e demanda, mas somos nós que constituímos a sociedade... Não se esqueçam que sem nós não existe assembleia, fazemos parte dela, sabiam?!

E nós professores/educadores temos em primeiro lugar que dar exemplo de luta, empreendedorismo e eficácia ao invez de desmotivação, reclamação e inércia... todos precisam de nós!

Fica o pensamento: "No Japão o único profissional que não precisa de se curvar diante o imperador é o professor, pois segundo os cidadãos deste país, numa terra que não há professores jamais haverá imperador..."

Bem sei que hoje é dia de festejar, pois já houve quem lutasse pela nossa liberdade, mas permitam-nos, também é dia de refletir!