"Diz-me e eu esquecerei. Ensina-me e eu lembrar-me-ei. Envolve-me e eu aprenderei!"
segunda-feira, 15 de dezembro de 2014
terça-feira, 2 de dezembro de 2014
Feliz Natal para todos
Sabemos que estamos a chegar ao Natal quando a nossa entrada se enche de luzes, enfeites de Natal e muita alegria e animação! A árvore de Natal está pronta!
Agora é tempo de partilha, amor, alegria e algumas prendinhas!
Agora é tempo de partilha, amor, alegria e algumas prendinhas!
A equipa do Infantário Piloto Diese deseja a todos um feliz e próspero Natal!
terça-feira, 25 de novembro de 2014
Tivemos direito a Fado
Foi um dia mágico... O fado entrou na nossa escola e encantou bebés, crianças pequenas e crescidas. Encantou adultos e levou todos a cantar baixinho o fado da nossa tradição. Para saberem mais sobre este fantástico projeto é clicar aqui: Fado Reguila.
Obrigada à Rosa Fadista, ao Gui e ao Vi pela sua dedicação e por trazerem às crianças o Fado que todos gostamos. Parabéns!!!
Etiquetas:
atividades culturais,
Passeios,
visitas de estudo
segunda-feira, 10 de novembro de 2014
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
Famílias... Um dos pilares fundamentais na educação das crianças!
Segundo Gabriela
Portugal (2008), “a aprendizagem ocorre através da participação da criança em
actividades da sua comunidade, em interacções de envolvimento mútuo com
familiares, amigos, vizinhos e professores”.
As famílias são as principais responsáveis pela
educação das crianças. Assim, é muito importante que estas tenham um
papel ativo na comunicação com a escola, dando a conhecer as características
individuais da criança. De modo a fortalecer esta relação, é também importante
que educadores e instituição educativa privilegiem e incentivem a participação das famílias na
escola.
Acreditando a nossa
escola na participação desde o nascimento como forma saudável de crescer,
faz-nos todo o sentido levar esta forma de se estar até à casa de cada criança
que vive connosco diariamente e nesse sentido fomentar a participação das
famílias diariamente.
Aqui ficam alguns exemplos desta participação das famílias! Muito obrigada a todos por direta (visitas à sala, aniversários, atividades...) ou indiretamente (notícias, novidades, fotografias) partilharem tantos momentos connosco!
domingo, 19 de outubro de 2014
Sábado de qualidade
Ontem a nossa equipa esteve em peso no V Encontro Qualidade em Educação de Infância, em Coimbra. Passámos um sábado maravilhoso, num encontro com amigas e colegas de profissão, onde as conversas deram lugar a reflexões importantes e imprescindíveis para o crescimento profissional de cada um.
Com atenção ouvimos as comunicações e passámos pela exposição de posters onde encontrámos o poster da Marta Botelho - educadora da nossa escola, que em conjunto com a professora Catarina Tomás - da Escola Superior de Educação de Lisboa - escreveram sobre a qualidade da educação de infância, com especial enfoque na participação das crianças em contexto escolar.
Houve muitos momentos marcantes e frases que retivemos: "Numa comunidade de aprendizagem as crianças são a tripulação e não os passageiros." (Watkins, 2004). "As comunicações existem para darmos a palavra às crianças, pois para além do direito a terem voz, elas precisam de ter oportunidades para conversar!" (Assunção Folque). "A qualidade na educação de infância é uma escolha, não uma necessidade!" (Peter Moss). "O potencial de cada criança é atrofiado quando o ponto final da sua aprendizagem é formulado com antecedência." (Carlina Rinaldi)
segunda-feira, 1 de setembro de 2014
Subscrever:
Mensagens (Atom)











