quarta-feira, 27 de abril de 2016

Campanha de solidariedade

Fomos ao Refúgio Animal Angels, no cartaxo, levar os mantimentos recolhidos por toda a escola na nossa campanha de solidarieade.  Conhecemos alguns dos animais que fizeram daquele espaço a sua casa e passamos a manhã no conforto dos seus abraços e beijinhos calorosos.


Quando lá voltarmos queremos que sejam menos e que as notícias sejam melhores. Cada um deles no quentinho de uma família de acolhimento! 
Até lá, que estas surpresas se repitam :)

 Eles adoram ter a despensa cheia! Obrigado pela vossa ajuda!

terça-feira, 22 de março de 2016

A Carmo foi à Sic falar dos sonhos das crianças!

A nossa querida Carmo esteve ontem no programa "Grande Tarde" da SIC a falar sobre os sonhos das crianças!


Adorámos ouvi-la. Se ainda não viram é seguir este link: 


domingo, 20 de março de 2016

Ilustrar e ajudar!

Tal como divulgámos anteriormente ontem tivemos na nossa escola um workshop de ilustração com o objetivo de apoiar o Bairro de Amor - "O Bairro do Amor é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS), sem fins lucrativos, criada em 2014, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida e potenciar a inclusão social de pessoas ou grupos em risco de exclusão social, através de uma estratégia de participação comunitária." O workshop conduzido pela Marta Tex, da Martisses foi giríssimo e saímos todos de lá com a mesma ideia: "Toda a gente sabe desenhar!"


Uma manhã em cheio!

Visitem a página do Bairro do Amor e tornem-se vizinhos neste projeto!

quinta-feira, 17 de março de 2016

O Dia do Pai também é aqui!

O Colégio Piloto Diese junta-se ao Bairro do Amor - o bairro com os melhores vizinhos do mundo - e abre as portas ao workshop de ilustração mais giro de sempre! Se estiverem interessados em fazer uma ilustração linda para oferecer ao pai é só inscreverem-se através do mail indicado.




quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Quem nos acompanha numa ida à praia?

Apesar de os dias estarem bem frios e chuvosos lá fora, por aqui as tardes têm sido bem quentes!
Nas sessões de atividade lúdico-expressiva trabalhamos vários conteúdos que conseguimos compilar numa brilhante apresentação. Tudo começou com a visualização de vários filmes em que a mímica e as expressões são o principal veículo de comunicação.
Analisamos expressões, ouvimos músicas e aquilo que nos transmitem, pensamos sobre as emoções e as formas de as expressar.
Assim, tornamo-nos atores com um fantástico conhecimento do que é um teatro mimado!
A história retrata vários grupos de amigos com características muito diferentes, que vão à praia e divertem-se bastante. Quando os vários grupos se cruzam surgem interações inesperadas!





O público em euforia, riso e alegria aproveitou cada um destes momentos.
Obrigado à professora Beatriz e à sala de estudo, por mais um espetáculo fantástico. Já estamos curiosos para ver o que vem a seguir!!

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Formação na equipa

Este sábado toda a equipa da escola se juntou para um momento de reflexão em conjunto. Hoje foi dia de falarmos sobre a Creche. Foi dia de desconstruir o escrito da nossa querida Mónica que foi co-autora do primeiro artigo sobre o Movimento da Escola Moderna e a Creche. Foi dia de falarmos sobre a prática e perceber, à luz da teoria, porque fazemos, como fazemos e o que fazemos. Entre educadoras, professores, auxiliares de ação educativa e estagiárias fazíamos a conta de 24. Foram 24 cabeças a pensar a Creche, a falar sobre a Creche, a refletir a Creche em voz alta! E foi bom... foi mesmo muito bom!


Assim que chegámos, foi proposto que nos juntássemos em pequenos grupos. Foi, em pequenos grupos, que levantámos as primeiras questões que o texto nos suscitou. Discutimos os primeiros sentimentos, partilhámos as primeiras angústias. Encontrámos as mesmas dúvidas os mesmos medos mas também os melhores sorrisos. O trabalho na Creche evoluiu e todos já percebemos isso!


Voltámos à sala para expor, o que cada grupo, encontrou de interessante no artigo. Claro que encontrámos muitos pontos comuns. Juntos construímos um caminho. Um caminho aberto à autoformação cooperada! 


Seguiu-se uma pausa, um cofee break, preparado pela equipa docente para todos! E como soube bem esta pausa, este momento descontraído... que bom que soube este estarmos juntos! Para mais uma parte de reflexão partilhada, conduzida por mim e pela Mónica.  


Uma manhã em pleno. Foi fabulosa esta manhã de formação!

sábado, 6 de fevereiro de 2016

O Carnaval já chegou à Diese!

E a pergunta que se coloca é: onde é que não está o Wally?


Como sempre, o Carnaval está a ser vivido com grande alegria!