quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Socializar os saberes.

Este sábado que passou a "nossa" querida Mónica esteve no ISPA, no Sábado Pedagógico do Movimento da Escola Moderna a fazer uma comunicação sobre o seu trabalho em Creche. Estamos muito orgulhosos do percurso profissional da Mónica e por isso, só nos resta, parabenizá-la. 


No próximo sábado será a vez de Aveiro receber a Mónica para ouvirem esta brilhante comunicação. 


Estamos contigo Mónica! 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Um colégio solidário!

Fomos ao Hospital de Santa Maria entregar as muitas caixas de material didático e brinquedos que recolhemos com a ajuda de todas as famílias do nosso Colégio. Foi um dia de emoções e de agradecimento. Regressámos de coração cheio. 


Um muito obrigada a toda a comunidade do Colégio Piloto Diese que tornou este momento possível!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

A educação sexual nas escolas!

As Direções-Gerais da Educação e da Saúde, em colaboração com o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) apresentaram recentemente o Referencial de Educação para a Saúde. Trata-se de um documento orientador destinado à educação pré-escolar e aos ensinos básico e secundário, visando a promoção da literacia em saúde, a adoção de estilos de vida saudáveis e o desenvolvimento de competências sociais e emocionais. O documento assume-se como um quadro orientador e de referência para a implementação da Educação para a Saúde em meio escolar, concorrendo para a dimensão transversal da Educação para a Cidadania em qualquer disciplina ou área disciplinar. 

No âmbito deste referencial, que podem consultar aqui, a Marta Botelho foi convidada a ir ao programa das manhãs da SIC falar sobre a educação sexual no pré-escolar. A questão que se colocava era se seria ou não possível abordar a temática dos afetos, da sexualidade, da identidade e género com crianças de 3,4 e 5 anos? 


segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Mais um jantar de Natal...

Como todos os anos, chegando o mês de Dezembro, chega a época mais divertida do ano nesta escola. Pregam-se partidas, fazem-se brincadeiras, trocam-se mimos e felicidades. É o mês do amigo secreto... aquela época em que nos enchemos de alegria. Preparam-se surpresas, trocam-se confidências, fazemos perguntas estranhas, trocamos as voltas aos amigos... tudo para que no dia do jantar ninguém desconfie de quem é quem. Depois... depois a noite torna-se pequena para tanta animação... tanta gargalhada que resulta em lágrimas. Tantas surpresas quanto partidas. E tantos sorrisos quanto abraços e mimos. Este ano teve um gosto especial. O jantar aconteceu na nossa nova escola. Aquela que estamos desejosos de estrear para sempre. É neste espírito que nos sabemos a melhor equipa de sempre!!!


Nós por cá desejamos a todos um Feliz Natal... e que 2017 nos traga tudo o que mais desejamos. 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Campanha de Natal!!!


Ajudem-nos a apoiar esta iniciativa fantástica. Todos juntos sabemos que fazemos diferença!

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Dia de aulas ao ar livre

Este ano a nossa escola, juntou-se ao movimento "Dia de aulas ao ar livre" e passou um dia inteiro na rua, com as turmas de jardim-de-infância e 1º ciclo. 

"O Dia de Aulas ao Ar Livre faz parte de uma campanha global criada para celebrar e inspirar a brincadeira e a aprendizagem ao ar livre. Porquê? Porque, simplesmente, apesar de pais e professores reconhecerem a importância do tempo passado ao ar livre, muitas vezes este é esquecido. Qualquer pessoa que conheça o resultado de deixar as crianças aprenderem e brincarem ao ar livre, sabem o quão poderosa pode ser essa experiência. Brincar é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças, o que significa que é uma parte integrante de todos os dias. Aprender ao ar livre, ou “aprender fazendo”, cria memórias duradouras e deixa as crianças construírem uma maior consciência do ambiente, criando mais oportunidades para pensarem de forma independente, e se sentirem mais envolvidas com a aprendizagem."




Foi um dia muito divertido, com passeio pelo parque, piquenique, aulas ao ar livre, reconhecimento do espaço envolvente e contacto privilegiado com a comunidade envolvente. Com certeza uma experiência a repetir. Até porque "lições aprendidas ao ar livre ficam muitas vezes para a vida, sejam elas de matemática, ciências ou português. Estar ao ar livre ajuda-nos a concentrar, há mais para escrever, mais para descobrir e pode simplesmente ser mais divertido. Brincar é também muito importante! As crianças que têm liberdade para brincar – fazerem amigos, viverem o momento e divertirem-se muito – estão melhor preparadas para viver o amanhã. Desfrutar de tempo ao ar livre faz com que seja mais fácil aprender competências críticas da vida, tais como a resiliência, o trabalho em equipa, a liderança e a criatividade."