segunda-feira, 25 de março de 2019

Museu Berardo - Projeto "O Museu é Meu"

As salas da Mónica, Xana e ainda o 1º Ciclo envolveram-se este ano num projeto com o Museu Berardo. Assim, todos os meses as crianças vão ao museu ou o museu vem à escola para, conduzidos por dois monitores, falarem sobre a arte, sobre algumas obras em específico e ainda para criarem onde a criatividade os leva. O objetivo é termos o museu mais perto e percebermos o que é um museu, o que ele guarda e onde nos leva. 

Este mês o Museu Berardo convidou as famílias das salas envolvidas no projeto a irem ao museu para perecebeream melhor o que andamos a fazer.

O Museu Berardo, convidou as famílias dos alunos participantes a juntarem-se a eles, num espaço que os participantes já conhecem, para continuar um projeto de descoberta das temáticas trabalhadas, em redor da potencialidade e da vivência do espaço Museu.

As famílias tiveram oportunidade de espreitar parte do processo que se tem estado a realizar, de conhecer alguns espaços do museu que têm inspirado as reflexões do grupo e colaborar numa parte da criação que se irá desenvolver ao longo do ano letivo.

No final as famílias foram conduzidas ao espaço de oficina e os pais realizaram com as crianças uma atividade plástica que posteriormente será  terminada e integrada no projeto final.  


sexta-feira, 1 de março de 2019

A Diese no País das Maravilhas!!!

É Carnaval. É Carnaval. É Carnaval. Tudo brinca e ninguém leva a mal! 



A Diese somos nós!

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Uma escola que é um espaço de encontros

Há 3 anos que a nossa escola estava separada por dois edifícios. A creche nas antigas instalações da Av. 5 de Outubro e o Jardim-de-infância e o 1º Ciclo já nas novas instalações da Av. Gago Coutinho. Nós que sempre trabalhamos de portas abertas, de parcerias, de encontros e de partilhas, viamo-nos agora separados fisicamente. Foram 3 anos de muitos momentos difíceis e outros tantos de conquistas. Superámos esta separação com encontros fugazes, com reuniões de partilha, com troca de cartas e até com visitas aos diferentes espaços. Contámos sempre com o apoio das famílias que foram a boleia entre estes dois espaços e que tornaram este caminho quase inexistente. 

Este Setembro tudo mudou. A Creche veio finalmente para as novas instalações e aquele vazio que sentíamos, encheu-se de encontros. As crianças mais velhas estavam sedentas de bebés e os mais pequenos sedentos de encontros com os mais velhos. A escola juntou-se e um mundo de possibilidades aconteceu.

Os convites multiplicam-se, os diários enchem-se de propostas e é entre sorrisos e partilhas que se constroem as melhores relações. Aquelas que promovem o respeito, que valorizam a aprendizagem, que possibilitam a ampliação de reportórios culturais e acima de tudo proporcionam colos, mimos e afetos.



As trocas e a entreajuda são uma constante: seja para apoiar uma nova conquista, seja para experimentar uma nova atividade. A possibilidade de experiências aumentou e, muitas vezes, de um simples comentário acontece uma cadeia de descobertas que nos constroem como pessoas e como seres sociais.



Uma ida ao parque, a construção de uma árvore de Natal ou um mapa de aniversários, tornou-se muito mais fácil, pois as crianças mais pequenas têm nos mais velhos a segurança, o conhecimento e a perícia necessária a qualquer um destes desafios. E depois é poder encantarmo-nos com uma história que nos é contada a meio da manhã, com um livro que se partilha ou com uma receita que se faz a par. Os desafios são constantes e tanto partem dos mais velhos como dos mais novos.


Continuamos, agora, com a certeza de que a cooperação e as relações humanas são o caminho a seguir. 

"Dificilmente conseguiremos contagiar os outros se não estivermos imbuídos de paixão pelo que fazemos."
(Machado, 2011, p.28)


domingo, 13 de janeiro de 2019

Campanha pelo Banco do Bebé

Este ano a nossa escola realizou uma campanha de solidariedade a favor do Banco do Bebé. O apoio foi gigante e hoje recebemos este email, que partilhamos convosco para agradecer:

"Ao Colégio Piloto Diese,

O Banco do Bebé agradece reconhecidamente o generoso contributo da vossa Escola.

Com a vossa ajuda foi possível recolher:
Fraldas – 1.236
Toalhitas- 34 pacotes
Gel de Banho – 20
Leites – 9
Biberon – 1
Compressas – 1
Medidor para leite pó – 1
Body – 1
Papas – 5
Boião Sopa – 1
Cuchas – 2
Tetinas – 3
Creme Corpo – 9
Creme Assadura – 26
Soro fisiológico – 1

Com a V/ ajuda será possível dar uma resposta cada vez mais cuidada aos bebés e famílias que apoiamos.

Muito obrigado a todos os Professores, Pais e Alunos pelo envolvimento nesta causa.

Um ótimo ano de 2019!

Até breve,

Banco do Bebé"


segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Natal na Diese é sempre sinónimo de afetos

Natal na Diese é sempre sinónimo de afetos... mas também de gargalhadas, de abraços e galhofa. É um momento de união e celebração. Há espaço para festa, brincadeiras e muito amor. Há sempre surpresas e felicidades. Há boas prendas, boa comida e muita alegria. As fotos são o espelho do que vivemos neste dia tão esperado todo o ano. 

 







quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Hoje cantámos os parabéns à escola!!!

 Foi hoje que cantámos os parabéns à escola. Desde cedo que começou a azáfama. Houve bolos a sair do forno a toda a hora. Todas as salas participaram, toda a equipa se uniu. Convidámos os pais, as crianças rodearam as mesas e bem alto cantámos os parabéns à escola. São 50 anos! 50 anos de tudo o que podíamos desejar de melhor. Viva a Diese! Viva todos nós! 

 


segunda-feira, 3 de setembro de 2018

A um novo começo!

Hoje faz 50 anos que o Infantário Piloto Diese abriu as portas pela primeira vez. Desde Junho que se preparava uma creche para abrir em Setembro. Desde junho que se pensava num espaço que desse resposta a uma nova realidade: bebés e crianças que não ficavam em casa com familiares. Bebés e crianças que iam pela primeira vez para uma escola. O João Santos, na altura presidente da Diese sonhou todo um projeto inovador de escola. A Diese dava cartas no mercado da alimentação saudável. Numa altura em que ninguém falava em cuidados com a alimentação, a Diese pensava muito mais à frente. Era alimentação saudável para bebés e crianças pequenas. Foi assim que no edifício da 5 de Outubro em Setembro de 68 abriu a primeira sala do nosso colégio. Três crianças abriam as portas e daí por diante mais e mais se juntaram a este projeto piloto. 


No edifício da 5 de outubro funcionava o clube dos diesinos - um espaço onde se jogava xadrez e damas. Um espaço de convívio e cultura. Nas restantes salas existia a redação do jornal/correio da diese, o atelier do artista José de Almeida e ainda um gabinete de direção da Diese. O Infantário Piloto Diese cresceu e ocupou todas as salas. Aos poucos a escola ganhou mais espaço e finalmente deixou de ser da Diese, no entanto manteve sempre o nome por prestígio e homenagem a quem a fundou e continuou com a ideia de apostar sempre numa alimentação saudável, ainda que agora sem vínculo à Diese - produtos alimentares. 


Na sexta-feira, dissemos adeus à nossa escolinha velha... a de tantas e tantas recordações. Trazemos o coração carregado de boas memórias e histórias para contar. 

Hoje a Diese abriu novas portas. E foi mesmo 50 anos depois que estreámos uma nova casa. Uma casa mais ampla, feliz, cheia de espaços por explorar. Temos uma equipa fantástica, temos famílias maravilhosas, temos emoções ao rubro e vamos querer festejar estes 50 anos convosco e em grande alegria. Novidades boas se esperam. Por hoje só queremos dizer que estamos de coração cheio com a imensidade de afetos que recebemos. São 50 anos de amor. E hoje esta inauguração da Creche soube ainda melhor. Obrigada por confiarem sempre!


Sejam bem-vindos ao nosso querido Colégio Piloto Diese