terça-feira, 30 de julho de 2019

41º Congresso do Movimento da Escola Moderna

Ao longo de 4 dias, a equipa do Colégio Piloto Diese esteve presente em mais um Congresso do Movimento da Escola Moderna. Foram dias de intensa reflexão, de muita partilha e de preparação para mais um ano que se aproxima. A equipa da Diese levou 6 comunicações cujos resumos se apresentam nas fotos. Foram comunicações intensas, cheias das vivências das salas de cada uma, onde também se espelharam os resultados de uma partilha diária entre toda a equipa. Este foi também um congresso cheio de amizade, abraços e muita alegria, junto de pessoas que nos inspiram sempre a ser melhores profissionais.
 


A Diese participou também na realização da exposição que é uma marca destes congressos, partilhando um pouco do que se viveu na nossa escola. 



 

 Tão bom viver estes momentos de partilha!

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Dias felizes

Hoje foi o dia em que adotámos uma cabra para a nossa quinta de Castelo de Bode. Ela tem um padrinho muito especial que um dia escreveu na sua árvore dos desejos que o seu maior desejo era ter uma cabra de estimação. A Mary já chegou à quinta e está para lá de feliz. Em breve publicamos mais fotos. ❤️


terça-feira, 14 de maio de 2019

Ajudar Moçambique

Há umas semanas, pelas mãos de um grupo de pais da escola, chegou o pedido para ajudarmos duas associações com missões em Moçambique. A Sala da Xana começou por organizar a campanha, divulgando em cartazes o que precisaríamos. Estes cartazes foram depois comunicados a todas as restantes salas. Em pouco mais de uma semana, dezenas de famílias mobilizaram-se para corresponder aos pedidos efetuados. 



Uma das campanhas consisita em fazer um Kit com alguns produtos alimentares e de higiene e juntar uma carta de amor e incentivo. Todas as salas se envolveram e o resultado está à vista:


A cada dia que passava mais produtos, mais cartas, mais sacos chegavam. Com o apoio de algumas famílias mobilizámos os produtos para as associações sempre com a solidariedade como bandeira e um sorriso no rosto. 


Muitas vezes, quando fazemos estas campanhas, perdemos o rasto do que acontece depois... mas desta vez não foi o caso e aqui temos o feedbak das associações envolvidas a empacotar e a entregar o que recolhemos no destino. Obrigada à família da Maria Rita e da Maria Flor pelo desafio. Obrigada à família do Guilherme por pedir um pouco mais. Obrigada, em especial, a todas as famílias que se envolveram de uma forma extraordinária e ainda mais às crianças que acompanharam cada passo com esperança e amor no coração. 


Ajudar Moçambique foi muito mais que uma missão!


segunda-feira, 25 de março de 2019

Museu Berardo - Projeto "O Museu é Meu"

As salas da Mónica, Xana e ainda o 1º Ciclo envolveram-se este ano num projeto com o Museu Berardo. Assim, todos os meses as crianças vão ao museu ou o museu vem à escola para, conduzidos por dois monitores, falarem sobre a arte, sobre algumas obras em específico e ainda para criarem onde a criatividade os leva. O objetivo é termos o museu mais perto e percebermos o que é um museu, o que ele guarda e onde nos leva. 

Este mês o Museu Berardo convidou as famílias das salas envolvidas no projeto a irem ao museu para perecebeream melhor o que andamos a fazer.

O Museu Berardo, convidou as famílias dos alunos participantes a juntarem-se a eles, num espaço que os participantes já conhecem, para continuar um projeto de descoberta das temáticas trabalhadas, em redor da potencialidade e da vivência do espaço Museu.

As famílias tiveram oportunidade de espreitar parte do processo que se tem estado a realizar, de conhecer alguns espaços do museu que têm inspirado as reflexões do grupo e colaborar numa parte da criação que se irá desenvolver ao longo do ano letivo.

No final as famílias foram conduzidas ao espaço de oficina e os pais realizaram com as crianças uma atividade plástica que posteriormente será  terminada e integrada no projeto final.  


sexta-feira, 1 de março de 2019

A Diese no País das Maravilhas!!!

É Carnaval. É Carnaval. É Carnaval. Tudo brinca e ninguém leva a mal! 



A Diese somos nós!

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Uma escola que é um espaço de encontros

Há 3 anos que a nossa escola estava separada por dois edifícios. A creche nas antigas instalações da Av. 5 de Outubro e o Jardim-de-infância e o 1º Ciclo já nas novas instalações da Av. Gago Coutinho. Nós que sempre trabalhamos de portas abertas, de parcerias, de encontros e de partilhas, viamo-nos agora separados fisicamente. Foram 3 anos de muitos momentos difíceis e outros tantos de conquistas. Superámos esta separação com encontros fugazes, com reuniões de partilha, com troca de cartas e até com visitas aos diferentes espaços. Contámos sempre com o apoio das famílias que foram a boleia entre estes dois espaços e que tornaram este caminho quase inexistente. 

Este Setembro tudo mudou. A Creche veio finalmente para as novas instalações e aquele vazio que sentíamos, encheu-se de encontros. As crianças mais velhas estavam sedentas de bebés e os mais pequenos sedentos de encontros com os mais velhos. A escola juntou-se e um mundo de possibilidades aconteceu.

Os convites multiplicam-se, os diários enchem-se de propostas e é entre sorrisos e partilhas que se constroem as melhores relações. Aquelas que promovem o respeito, que valorizam a aprendizagem, que possibilitam a ampliação de reportórios culturais e acima de tudo proporcionam colos, mimos e afetos.



As trocas e a entreajuda são uma constante: seja para apoiar uma nova conquista, seja para experimentar uma nova atividade. A possibilidade de experiências aumentou e, muitas vezes, de um simples comentário acontece uma cadeia de descobertas que nos constroem como pessoas e como seres sociais.



Uma ida ao parque, a construção de uma árvore de Natal ou um mapa de aniversários, tornou-se muito mais fácil, pois as crianças mais pequenas têm nos mais velhos a segurança, o conhecimento e a perícia necessária a qualquer um destes desafios. E depois é poder encantarmo-nos com uma história que nos é contada a meio da manhã, com um livro que se partilha ou com uma receita que se faz a par. Os desafios são constantes e tanto partem dos mais velhos como dos mais novos.


Continuamos, agora, com a certeza de que a cooperação e as relações humanas são o caminho a seguir. 

"Dificilmente conseguiremos contagiar os outros se não estivermos imbuídos de paixão pelo que fazemos."
(Machado, 2011, p.28)