"Diz-me e eu esquecerei. Ensina-me e eu lembrar-me-ei. Envolve-me e eu aprenderei!"
sexta-feira, 31 de julho de 2009
quarta-feira, 22 de julho de 2009
O grande vencedor do nosso Passatempo!
Contagens feitas, descobrimos o grande vencedor do passatempo que acompanhou o nosso ano lectivo. Aquele que melhor decifrou as pistas e mais vezes acertou na pessoa de quem se falou… E essa pessoa foi:
A Xana Bernardo!!!!
Esta mãe foi uma participante activa com palpites acertados e por isso será presenteada com um livro especial, aquele que reflecte a pedagogia e os ideais da nossa escola… Educar para o Optimismo!
Além deste fantástico livro, não esquecemos as nossas promessas. Aqui está a fabulosa bicicleta que todos ansiavam ter… Parabéns Xana e boas voltinhas!
terça-feira, 21 de julho de 2009
XXXI Congresso do MEM

Piscina
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Preparação para a festa
A preparação dos cenários é sempre muito investida por todas. Cada ano que passa tentamos inovar e surpreender. Modéstia à parte, acho que conseguimos. Não concordam?
A única certeza que temos sempre, ano após ano, é que nos divertimos juntas… nos delírios de quem pouco dorme e muito prepara para que tudo saia bem. De vez em quando somos presenteadas com a visita de um ou outro pai/mãe que se oferece para ajudar. Por vezes mantemos o segredo até ao fim, para surpreender os presentes, outras vezes cedemos e lá contamos com mais um par de mãos!
São dias alucinantes e únicos que acabam por ser largamente compensados quando nos deparamos com o resultado final!!!
Obrigada a toda a equipa que é sempre incansável!!!
terça-feira, 14 de julho de 2009
Chegámos ao fim
E nesta última etapa, como era de se prever, todos acertaram na pessoa de quem se falou:
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Fomos a banhos
segunda-feira, 6 de julho de 2009
A pessoa de quem se fala
Uma palavra: mãe
Uma cor: verde
Uma profissão: professora
Um país: Angola
Um desporto: Natação
Um instrumento: Piano
Uma música que eu gosto: Thriller do Michael Jackson
Uma cidade: Luanda
Uma curiosidade: Gosto de muamba
Um hobby: passear pelo centro comercial e ver montras!
Um filme: Música no Coração
Uma memória de infância: cortei-me num caco, numa brincadeira com o meu irmão
Um momento: O nascimento dos meus filhos
Um prato: Feijão de óleo de palma
Uma conversa com: o Namora
Uma forma de Arte: Pintura
Eu: Sou boa pessoa!!!
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Época Balnear
"Embora a exposição solar seja indispensável, nomeadamente para a produção de vitamina D, quando em excesso acarreta alguns riscos para a saúde, como as queimaduras solares, o envelhecimento precoce da pele, o cancro da pele (como o melanoma) ou problemas oculares (alterações da retina ou cataratas).
O risco de desenvolver cancro de pele está relacionado com a quantidade de radiação ultravioleta (UV) a que um indivíduo está exposto durante a vida, especialmente durante a infância - estima-se que 75% a 80% da exposição solar ocorre até aos 18 anos.
Os raios UV são um dos componentes da radiação solar e são filtrados aquando da sua passagem pela atmosfera, principalmente pela camada de ozono. Como esta camada tem vindo a diminuir, as consequências nefastas dos raios UV tem aumentado exponencialmente.
A pele das crianças é mais fina e sensível, pelo que mesmo um curto período de tempo de exposição solar ao meio-dia pode resultar em queimaduras graves.
(...)
Conselhos de protecção
1. Evitar a exposição solar das 11h00 às 17h00 horas, dado que neste espaço de tempo o sol incide verticalmente à camada de ozono e os UVA e UVB atravessam-na mais facilmente.
2. Preferir a sombra, especialmente em crianças com menos de 1 ano de idade.
3. Usar roupa protectora (protecção de braços, tronco e pernas).
4. Usar chapéu com abas (protecção da face, nariz, orelhas e nuca).
5. Usar óculos de sol, com adequada protecção contra os raios UV (que não depende da cor das lentes, mas sim de um produto químico adicionado à lente para absorver os raios UV). As lentes de contacto não oferecem protecção.
6. Usar protector solar:
- Não só na praia e piscina, mas também em todas as actividades ao ar livre (desporto, 'brincadeiras'...).
- Não esquecer que a neve, a areia e a água reflectem a radiação UV, levando a uma maior exposição a estes raios.
- Tipos de protectores: físicos, que funcionam como um microespelho e previnem quase todos os raios UVA e UVB de atingirem a pele, e químicos, que absorvem a radiação. Escolher um com protecção contra UVA e UVB.
- Usar protectores solares físicos, à base de óxido de zinco e dióxido de titânio, com a designação "infantil" e com factor de protecção 40 ou superior.
- Aplicar o protector cerca de 30 minutos antes da exposição solar e reaplicar regularmente consoante as necessidades (números de banhos, transpiração...).
- Cuidado especial com as crianças que têm sinais ou manchas - deverão usar factor de protecção mais elevado.
7. Beber muita água (para evitar desidratação).
8. Os pais e educadores devem dar o exemplo: a exposição solar de uma criança depende das atitudes e práticas dos seus prestadores de cuidados."