quinta-feira, 31 de maio de 2012

Uma novidade!

É sabido que os piolhos incomodam e são desagradáveis.

Quem já não se deparou com este problema?

Agora chegou uma novidade no tratamento e prevenção dos piolhos.




sábado, 26 de maio de 2012

O Jardim de Infância por Eduardo Sá

1. "Proibido insultar o jardim-de-infância chamando-lhe "escolinha". Em primeiro lugar, porque é uma escola. Em segundo, porque todas as escolas ganhavam se ligassem Brincar com aprender.

2. É proibido que os pais imaginem que o jardim-de-infância serve para aprender a ler e contar. Ele é útil para aprender a descobrir os sentimentos. Para ...aprender a imaginar e a fantasiar. Para aprender com o corpo, com a música e com a pintura. E para brincar. Uma criança que não brinque deve preocupar mais os pais do que se ela fizer uma ou outra birra, pela manhã ao chegar.

3. O jardim-de-infância assusta as crianças sempre que os pais - como quem sossega nelas os medos deles por mais um dia de jardim-de-infância - lhes repetem: " Hoje vai correr tudo bem!"

4. Os pais estão proibidos de despedir-se muitas vezes das crianças, ao chegarem todos os dias. E é bom que se decidam: ou ficam contentes por elas correrem para os amigos ou ficam contentes por elas se agarrarem ao pescoço deles, com se estivessem prestes a ser abandonadas para sempre.

5. É proibido que as crianças vão dia-sim dia-não ao jardim-de-infância. E que vão, simplesmente, quando os seus caprichos infantis vão de férias. E que não vão " só porque sim". O jardim-de-infância não é um trabalho para os mais pequenos. É uma bela oportunidade para os pais não se esquecerem que se pode amar o conhecimento, namorar com a vida, nunca ser feliz sozinho e brincar, ao mesmo tempo.

6. No jardim-de-infância não é obrigatório comer até à última colher; nem dormir todos os dias. E não é nada mau que uma criança se baralhe e chame mãe à educadora (ou vice-versa).

7. Os pais estão obrigados a estar a horas quando se trata duma criança regressar a casa. Prometer e faltar devia dar direito a que os pais fossem sujeitos classificados como tendo necessidades educativas especiais.

8. Os pais não podem exigir aos filhos relatórios de cada dia de jardim-de-infância. Mas estão autorizados a ficar preocupados se as crianças forem ficando mais resmungonas, mais tristonhas ou, até, mais aflitas, sempre que regressam de lá. E estão, ainda, autorizados a proibir que o jardim-de-infância só se abra para eles durante as festas.

9. O jardim-de-infância é uma escola de pais. E um lugar onde os educadores são educados pelas crianças. Um lugar onde todos se educam uns aos outros não é uma escola como as outras. É um jardim-de-infância.

10. Um dia, num mundo mais amigo das crianças, todas as escolas serão jardins-de-infância!"

Eduardo Sá

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Vem aí um grande projecto

Quando se trabalha no afecto e pelo afecto costuma ser assim...

Foto de Carlos Fernandes Empresa Sem Asa


“Hoje entrei na sala e comigo entraram também o “eu” que recebeu e agradeceu o café de manhã, o “eu” que reviu uma amizade antiga no caminho para o trabalho, o “eu” que cedeu a passagem no trânsito...”

De facto, ao entrar na sala a multiplicidade dos nossos “eu´s” entra connosco, num convite, sem ser convidado, à partilha daquilo que nos constrói na comunidade onde estamos inseridos. A ausência de uma clivagem de realidades é um bem precioso que ganha todo o sentido quando remetido para uma comunidade de relações, onde a bagagem de cada um é fundamental em processos de reinvenção constante. Ao desempenhar o seu papel, o educador exterioriza toda uma imensidão de realidades que, por vezes, nem imagina coexistirem em si e que observa sob a forma do olhar brilhante das crianças que o rodeiam cheias de vontade de aprender.

in EDUCAR È APRENDER O VERBO AMAR!

Por Equipa NIB, Lourdes Lourenço, Jorge Ribeiro, Margarida Amador, Maria Brito do Rio, Inês Gonçalves, e INFANTÁRIO PILOTO DIESE, Marta Botelho de Almeida, Mariana Botelho, Alexandra Palos, Maria Teresa Paulo Duarte, Maria do Carmo Mendes, Fátima Barros, Vera Luís, Joana Cloetens e Helena Duarte.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Ateliers para Famílias

(Clique na imagem para aumentar)
Não percam... parece ser muito divertido!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Quinteto de metais

Ontem à tarde a nossa escola foi invadida por 5 músicos dirigidos pelo seu maestro. Consigo traziam instrumentos de sopro de metal, entre eles dois trompetes, um trombone, uma tuba e uma trompa. Dos seus instrumentos soaram conhecidas obras como a "Pantera cor-de-rosa", "A branca de neve", "Flintstones", entre outros.
Este foi um momento de grande riqueza musical, onde foi claro o envolvimento de todos.