quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Os primeiros dias do resto...de um novo ano lectivo

A campainha da escola não tem descanso e ressoa de forma frenética e constante, pelas escadas acima e em todos os cantos. A porta abre-se e pequenas "personagens"invadem um espaço tão seu quanto de todos. Carregadas de expectativas e de mochilas cheias de confiança elas apressam-se para serem as primeiras a receber as novidades e o mimo das auxiliares e educadoras. Espalham-se abraços e beijinhos (sem que a Gripe desconfie) e matam-se as saudades dos amigos, dos brinquedos e da magia do convívio de escola.
A campainha toca novamente e desta vez vêm os "caloiros" com o "ar" desconfiado de quem explora e observa de olhar arregalado todo um espaço e rostos estranhos. Trazem consigo pais, mais ou menos ansiosos, que procuram aqui uma extensão de si mesmos. A estranheza e insegurança reforçam o abraço mais apertado e vulnerável, de um pequeno rebento que não pretende largar aquele colo tão dele para embarcar numa viagem desconhecida. Os primeiros choros fazem-se ouvir e despoletam um brilho instintivo de preocupação e, por vezes, de alguma culpa nos progenitores, face a uma sociedade que os obriga às separações quando ainda parece cedo demais. E então saem encolhidos e de coração apertado, passando em retrospectiva todos os recados e indicações que precisavam de dar e com a esperança de que os seus pequenotes não se esqueçam deles. Hesitam tantas vezes...movidos pela força interna de quem temporariamente se separou de uma parte de si e se sente desprotegido e fragilizado. E é incrível como o primeiro dia demora a passar e aquela voz de consciência que nos apanha em sobressalto - "telefona! será que comeu bem? estará a chorar?" - parece ter tanta razão. Do outro lado o choro da separação deu lugar a sorrisos tímidos, a bracinhos que se esticam e pedem colo e a olhares inocentes de quem explora este outro mundo pela primeira vez. Aos poucos vemos os pais crescerem ao ritmo dos seus filhotes, a darem passos mais seguros e confiantes e a acreditar mais em si, num dia-a-dia mais risonho. Afinal de contas só custa ao início.
E para este início de ano lectivo desejamos a pequenos e graúdos muitos risos, boa disposição, imensas aventuras, novas conquistas e muita, muita diversão.

P.S. - Enquanto os corações vão apertadinhos, aproveitem para visitar os novos blogs da escola
Sala da Carmo, Bolas de Sabão com a Mariana e Sala da Marta bem como os já existentes da Teresa, Vera e Xana.

2 comentários:

M. disse...

Que texto fantástico!!!
Parabéns Joana ;))

Xana disse...

Olá Joana.
O texto está mesmo muito bom, Parabéns.
Cá por casa temos andado nos preparativos para esta nova etapa.
Só os começamos no sábado, mas tem sido feito com muita alegria e com um ar de festa.
Como a Joana diz sabemos que só custa o início, mas guardamos esse saber para nós (os crescidos). Ao Tiago com muitas piadas e transmitindo-lhe que ele é um surtudo em ir ter uma escola nova, novos amigos e poder ir aprender a ler e a escrever temos tentado transmitir que é bom mudar.
Desde ontem que só faz perguntas sobre a escola nova.
Amanhã começa uma nova etapa na nova escola e também na escola de sempre: O Piloto Diese.

Bjs e os votos de um excelente ano para todos no colégio.