sexta-feira, 5 de abril de 2013

Escola de Pais - Regras e Limites

"Tu dizes sempre isso... mas depois eu faço!" - Quantas e quantas vezes já não ouvimos esta frase? Quantas vezes dissemos uma coisa e depois por cansaço, persistência ou birra dos nossos filhos acabámos por ceder? A coerência, a clareza e a sistematização das regras e limites são fundamentais para a segurança das crianças que, a longo prazo, serão capazes de se auto-controlar e lidar com os seus sentimentos e os dos outros à sua volta. 


No entanto sabemos que esta tarefa não é fácil. Aliás, "a tarefa de disciplinar uma criança é uma das mais difíceis, mas também uma das responsabilidades mais importantes de ser pai ou mãe.” A par com o amor, a disciplina é o que de melhor podemos dar às nossas crianças. "A disciplina é o segundo presente mais importante que um pai pode dar a uma criança. O amor vem em primeiro lugar (...) mas a segurança que a criança encontra na disciplina é essencial".  


A sala esteve cheia, talvez porque este seja um assunto que tanto interessa a todos. Foi uma grande surpresa perceber a importância deste tema desde o berçário até às crianças mais crescidas. De facto, "as oportunidades para disciplinar começam (...) no primeiro dia de vida do bebé." 

Foi uma tarde de partilha, importante para todos e que nos deixou muitas reflexões pertinentes sobre este tema.  Por cá, continuamos disponíveis para falar sobre regras e limites sempre que precisem. 

Obrigada a todos pela vossa presença.


Sem comentários: