segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Como gerar optimismo

Pois é, por vezes as nossas palavras são tudo...
Para quem não conhece o livro, Educar para o Optimismo, aqui fica um ponto bastante interessante:

Quando , à tarde, os vossos filhos chegam a casa, muitas vezes lhes perguntamos como lhes correu o dia... Nem sempre as respostas são positivas, podem surgir frases do género: O amigo bateu-me. Portei-me mal na sala. Entre outras coisas...

Experimentem fazer a pergunta da seguinte forma:

"Viva, filhota! Então o que é que te aconteceu hoje de bom na escola?" ou "Fala-me das coisas mais giras do teu dia!" Assim, estaremos a direccionar o olhar dele/a sobre a experiência que passou por forma a ir em busca das memórias positivas. A tonalidade dada à vida será mais vivaz se ela aprender, sistematicamente, a procurar o positivo das experiências, e a nós cabe-nos a tarefa de o/ a ajudar a olhar.

1 comentário:

Xana disse...

O Livro "Educar para o Optimismo" é um dos meus preferidos.
Já lá tinha lido esta ideia e já a tenho posto em prática com o Tiago.

Hoje ainda na secretaria do Piloto Diese (como agora é chamado cá em casa, desde que o Tiago é aluno do ATL) perguntei-lhe o que tinha sido a melhor coisa que lhe tinha acontecido hoje na escola. A resposta: "Os recreios como sempre".