segunda-feira, 21 de julho de 2014

36º Congresso do Movimento da Escola Moderna


Mais uma vez estivemos presentes no Congresso do Movimento da Escola Moderna, este ano na Escola Superior de Educação de Lisboa. Foram 3 dias de partilha, crescimento, reflexão e convívio entre AMIGOS!   




Uma visita pela maravilhosa exposição deixou-nos de boca aberta com o fantástico trabalho de qualidade que se faz por este Portugal fora... A partilha de tantos trabalhos, projetos, pinturas, esculturas deixou-nos de coração cheio... e claro bem lá no meio os nossos cartazes com alguns dos trabalhos que se fizeram este ano na Diese.  


Da nossa escola chegaram 4 comunicações. A Vera e o nosso querido Salvador estiveram a falar sobre os seus caminhos, no que diz respeito ao rugby e aos projetos que o MEM nos leva a fazer... que o caminho se faz de sonhos e a certeza que podemos sempre descobrir mais qualquer coisa. Foi a estreia do Salvador e nós não podíamos estar mais orgulhosos! Parabéns Salvas! A Vera presenteou-nos ainda, com uma outra comunicação sobre a Creche e o MEM, a ação social dos bebés, dando-nos a conhecer um projeto de investigação ação que realizou ao longo dos últimos 2 anos. 


A Mariana e a Marta Reis levaram ao MEM uma comunicação sobre as culturas da infância. Partindo de um projeto sobre a Indía que teve origem numa conversa da manhã, em Conselho, estas duas educadoras explicaram como as culturas das crianças são importantes para o grupo, gerando novas culturas, realizando fantásticos projetos e partilhando maravilhosas vivências. 


Mais tarde a Mónica e (outra vez) a Marta partilharam a sua experiência ao longo deste ano, os seus percursos e como se vive dentro de uma instituição onde "não existem portas"... onde o contacto com o outro é diário e privilegiado, como a partilha acontece diariamente, como entre a creche e o jardim de infância se anda de mãos dadas.  


Foi um Congresso sentido, vivido, partilhado... um Congresso cheio de momentos maravilhosos, de partilhas inesquecíveis, de momentos de reflexão imprescindíveis e de muito convívio entre muitos profissionais de educação. 

2 comentários:

Diana Mora Moraes disse...

Parabéns!! :) beijinhos!

Mãe João disse...

Desde os cinco meses a CRESCER numa “casa” onde impera a grandeza de espírito, o amor, a segurança, o apoio, o incentivo, o acreditar, o empenho, a dedicação, a partilha, o optimismo… MOMENTOS GRANDES …. fica a certeza que tudo “isto” está lá dentro para sempre, um testemunho que passará com convicção .
Também eu cresci bocadinhos grandes…
De "arrasto" germinaram sólidas amizades
OBRIGADA DIESE!!!!!!!!!!!!!!!!
(FELIZ e ORGULHOSA… são difíceis as palavras)
<3