quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Famílias... Um dos pilares fundamentais na educação das crianças!

Segundo Gabriela Portugal (2008), “a aprendizagem ocorre através da participação da criança em actividades da sua comunidade, em interacções de envolvimento mútuo com familiares, amigos, vizinhos e professores”.
As famílias são as principais responsáveis pela educação das crianças. Assim, é muito importante que estas tenham um papel ativo na comunicação com a escola, dando a conhecer as características individuais da criança. De modo a fortalecer esta relação, é também importante que educadores e instituição educativa privilegiem e incentivem a participação das famílias na escola. 
Acreditando a nossa escola na participação desde o nascimento como forma saudável de crescer, faz-nos todo o sentido levar esta forma de se estar até à casa de cada criança que vive connosco diariamente e nesse sentido fomentar a participação das famílias diariamente.
Aqui ficam alguns exemplos desta participação das famílias! Muito obrigada a todos por direta (visitas à sala, aniversários, atividades...) ou indiretamente (notícias, novidades, fotografias) partilharem tantos momentos connosco!








1 comentário:

Mafori disse...

Sim as famílias são as principais responsáveis pela educação das crianças, mas as escolas podem complementar essa educação, sobretudo quando no meio da diversidade familiar há famílias que têm menos redes de apoio e contam com escolas como a vossa para um "prolongamento familiar". Foi o que aconteceu no meu caso com a vossa Sala de Estudo que foi fundamental não só para apoiar os meus horários de trabalho, mas principalmente pelo afecto, carinho, cuidado, empenho e liberdade e criatividade com que acolhem as crianças. Encontrei na Diese esse "prolongamento da família" que não posso deixar de destacar agora nesta hora de despedida forçada em que outros horários escolares não permitem continuar. Um abraço ao Nelson e à Laura, duas pessoas espectaculares sempre tão disponíveis, atentos e envolvidos a quem entreguei cegamente a minha filha, com a confiança de um familiar. À Tia Lena e suas filhas o mesmo abraço e o cumprimento pela escola que construíram. À Cláudia pelo sorriso sempre atento ao bem-estar das crianças. Encontrei nesta escola o ambiente e a comunicação que sempre desejei para a minha filha. Levamos a Diese no coração, no coração de mãe e de filha. Mafalda, mãe da Oriana (Sala de Estudo)