domingo, 19 de outubro de 2014

Sábado de qualidade

Ontem a nossa equipa esteve em peso no V Encontro Qualidade em Educação de Infância, em Coimbra. Passámos um sábado maravilhoso, num encontro com amigas e colegas de profissão, onde as conversas deram lugar a reflexões importantes e imprescindíveis para o crescimento profissional de cada um. 


Com atenção ouvimos as comunicações e passámos pela exposição de posters onde encontrámos o poster da Marta Botelho - educadora da nossa escola, que em conjunto com a professora Catarina Tomás - da Escola Superior de Educação de Lisboa - escreveram sobre a qualidade da educação de infância, com especial enfoque na participação das crianças em contexto escolar.

Houve muitos momentos marcantes e frases que retivemos: "Numa comunidade de aprendizagem as crianças são a tripulação e não os passageiros." (Watkins, 2004). "As comunicações existem para darmos a palavra às crianças, pois para além do direito a terem voz, elas precisam de ter oportunidades para conversar!" (Assunção Folque). "A qualidade na educação de infância é uma escolha, não uma necessidade!" (Peter Moss). "O potencial de cada criança é atrofiado quando o ponto final da sua aprendizagem é formulado com antecedência." (Carlina Rinaldi)  

Sem comentários: