quarta-feira, 18 de março de 2015

Educar é aprender o verbo amar: o lançamento!

Este sábado juntámos-nos em equipa, convidámos amigos e comunidade educativa para falarmos, com amor, sobre o nosso livro. Foi na livraria Desassossego que, com a voz embargada e numa tarde cheia de emoção falámos sobre este projeto que nos é tão especial. 


A sala estava cheia e foi nos olhares conhecidos que encontrámos na plateia, que sentimos a confiança e ao mesmo tempo o orgulho que precisávamos para falar sobre duas áreas do saber que se tocaram nesta investigação: a educação e a psicologia. 


Foi maravilhoso podermos partilhar este momento com quem tão bem nos conhece, com quem connosco partilha o amor pela educação, com quem caminha ao nosso lado e nos faz crescer: os pais. 


Depois da apresentação chegou a hora de espalhar palavras de amor e dedicar um pouco de tempo a cada uma das pessoas que esteve um bocadinho connosco neste momento tão especial.  





Não podíamos estar mais felizes. 

Se estiver interessado em adquiri um exemplar do nosso livro "Educar é Aprender o Verbo Amar" envie-nos um email para pilotodiese@gmail.com. 

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

EDUCAR É APRENDER O VERBO AMAR

Há mais de dois anos atrás falamo-vos deste projeto: o nosso primeiro livro. Chegou finalmente a hora. Dia 14 de Março terá lugar o lançamento da obra "Educar é aprender o verbo amar". Um livro escrito a muitas mãos pela equipa do Núcleo de Investigação do Bebé composta pelos investigadores Lourdes Lourenço, Jorge Ribeiro e Margarida Amador em parceria com a equipa do Infantário Piloto Diese, composta pelas educadoras Marta Botelho de Almeida, Mariana Botelho, Vera Luís, Maria Teresa Paulo Duarte, Alexandra Palos, Maria do Carmo Mendes, Maria de Fátima Barros e a psicóloga Joana Cloetens, com prefácio de Santana Castilho. As fotografias que enriquecem este trabalho são da autoria dos fotógrafos Carlos Fernandes da empresa Sem Asa e João António. A revisão ficou a cargo de Catarina Rodrigues. 


 Estamos de coração cheio!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

A nossa futura escolinha

A nossa escola está em obras e é difícil imaginar como é que ela ficará. Felizmente, com as novas tecnologias podemos antever como ficará o nosso novo espaço. Aqui ficam imagens de algumas das salas: 
 

Uma das nossas salas da Creche!


Uma das nossas salas de Jardim de Infância



Uma das nossas salas de 1º Ciclo

Em breve teremos muitas mais imagens em 3D da nossa querida escola que tanto já gostamos!!! Para saber mais informações contactar por email pilotodiese@gmail.com ou por tlf. 217970313. 

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

A nossa escola está a crescer!


É já no próximo ano letivo que mudaremos as nossas instalações para a Av. Gago Coutinho, nº 162. Saiba mais informações através do contacto pilotodiese@gmail.com ou tlf 217970313.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Vamos crescer!!!


A partir de Setembro de 2015 teremos também 1º Ciclo. Saiba mais informações por email pilotodiese@gmail.com ou através do tlf 217970313. 

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Bebés autónomos aprendem melhor

Os bebés que aprendem junto dos adultos a serem mais autónomos adquirem mais cedo fortes ferramentas cognitivas, que os ajudam a desenvolver nos campos sociais e psicológicos. Pelo menos é o que defendem investigadores canadianos, para quem o papel da mãe neste processo de aquisição de autonomia é absolutamente central.
Os pesquisadores da Universidade de Montreal mostraram que “o funcionamento executivo da criança está ligada à capacidade da mãe para apoiar a sua autonomia. Esse apoio inclui coisas como dar-lhe ferramentas para enfrentar desafios e deixá-la tentar resolver problemas sozinha, por exemplo, na realização de pequenas tarefas adequadas à sua idade”, disse Célia Matte-Gagné, que liderou o trabalho.
A investigação contou com a participação de 78 mães e filhos participaram do estudo. As famílias foram visitadas em casa duas vezes - uma quando a criança tinha 15 meses e outra aos três anos. Na primeira sessão, as mães foram convidadas a concluir atividades que eram ligeiramente difíceis para os bebés completarem sozinhas (a construção de uma torre e completar puzzles na primeira consulta e triagem de blocos na segunda). As atividades foram vídeo-gravadas para que os pesquisadores pudessem avaliar o nível de autonomia dada aos bebés: até que ponto as mães incentivavam os filhos a completarem a tarefa sozinhos ou, pelo contrário, controlavam os acontecimentos e até entravam em ação.
Os bebés foram avaliados uma segunda vez, aos três anos, utilizando uma gama de jogos adaptados que revelaram as suas capacidades de adiar a gratificação, a força de sua memória de trabalho e a sua capacidade de pensar sobre vários conceitos simultaneamente.
Os resultados mostram que as pontuações mais altas aos três anos são as das crianças cujas mães apoiaram consistentemente um comportamento autónomo dos bebés, ou seja, que os deixaram livres para tentar, errar e, eventualmente, acertar. "Este estudo levanta a possibilidade de que as capacidades cognitivas das crianças estão ligadas à promoção da autonomia por parte dos adultos e ao longo do tempo”, conclui a mesma investigadora.
Fonte Pais e Filhos