sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Acertem os relógios


A hora de Inverno chega na noite de sábado para domingo, com os relógios a atrasarem 60 minutos às 2.00, voltando a ser 1.00, proporcionando mais uma hora de sono!!!

Muita gente desconhece o motivo da existência de Horário de Verão e do Horário de Inverno. Foi decretado, por convenção, que os países tivessem horário de Verão diferente do horário de Inverno, no interesse, essencialmente, dos países nórdicos, de modo a terem mais tempo útil diurno. Deste modo, no último domingo de Março adiantam-se os relógios uma hora e no último domingo de Outubro atrasam-se uma hora. Foram realizados estudos em relação às consequências nos portugueses. Em termos económico-sociais não se obtém qualquer vantagem ou desvantagem.

A lei que define este acontecimento:

Portugal continental
Decreto-Lei nº. 17/96, de 8 de Março
Artigo 1º.

A hora legal de Portugal continental coincide com o tempo universal coordenado (UTC) no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Outubro e a 1 hora UTC do último domingo de Março seguinte (hora de Inverno). - A hora legal coincide com o tempo universal coordenado aumentado de sessenta minutos no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Março e a 1 hora UTC do último domingo de Outubro (hora de Verão)
Artigo 2º.
As mudanças de hora efectuar-se-ão adiantando os relógios de sessenta minutos à 1 hora UTC do último domingo de Março e atrasando-os de sessenta

Informação retirada de: http://www.oal.ul.pt/index.php?link=lesl

3 comentários:

Anónimo disse...

mesmo sem os relógios certos...

uma "prenda" espacialmente para para essas MENINAS MARAVILHAS:

http://www.youtube.com/watch?v=fX-azh6UDyk

Xana disse...

Cá em casa o relógio "já certo" dizia oito e meia, mas o relógio da barriga do Tiago dizia "nove e meia" e lá ouvimos: Mãe, Mãe... já é de manhã ?
E pronto afinal não dormimos mais uma hora, aproveitamos mais uma hora para brincar :-)
Bjs

Inês disse...

Eu acertei o meu relógio e este dia com 25 horas rendeu uma ida ao ginásio, um almoço com a avó, um passeio a Cascais com direito a um geladinho do Santini e um belo leitão para o jantar... Um dia bem aproveitado para repor baterias para a nova semana!