quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A importância de respeitar horários


É frequente que nas escolas exista uma hora limite de entrada. É igualmente frequente que os pais não respeitem essa indicação.

O que acontece quando as regras da escola são desrespeitadas?

Quando qualquer regra é desrespeitada os pais estão a mostrar aos filhos que é permitido ter este comportamento, como as crianças aprendem por imitação este comportamento vai ser interiorizado e utilizado no futuro.

Para que os nossos filhos respeitem as regras a que estarão sujeitos ao longo da vida, e muitas delas impostas pelos pais, vamos todos ter de dar o exemplo de que é importante agir dessa forma, só assim podemos exigir comportamento semelhante da parte deles.

Não podemos esperar que uma criança aprenda a atravessar a rua, na passadeira destinada aos peões, se quando atravessa na companhia de adultos eles não respeitam essa regra. Devemos lembrar-nos de agir da forma correcta, para que os nossos filhos nos dêem as respostas que consideramos adaptadas.

A Equipa Let’s Grow in http://familia.sapo.pt/familia/educacao_e_pedagogia/

2 comentários:

Xana disse...

Acho este artigo muito bom, pois transmite uma ideia fundamental, que os nossos filhos aprendem essencialmente por imitação.

Acho que nós pais não nos devemos esquecer que além dos direitos que como pais temos, mais importante são os deveres que temos para com os nossos filhos.
Um dos principais deveres é agirmos de forma correcta para que eles aprendam através das nossas acções.
Agindo assim estamos a assegurar que o dia a dia deles e essencialmente que o futuro seja melhor.
Bjs

Anónimo disse...

A par deste grande comentário!!! Deixo aqui apenas um agradecimento sentido a todos os Pais, Familiares e Amigos que têm trazido os nossos alunos á Escola! Eu sinto uma franca evolução, percebo que se estão a esforçar e na minha sala testemunho, diáriamente, uma evolução e aquisição de regras, intervenção no planeamento da manhã e discussão assertiva em relação às problemáticas da sala, do grupo e até da escola!
Obrigada a todos por contribuirem para o bem estar, não só, dos vossos filhos, familiares ou amigos, como também, por através de tudo isto permitirem que o grupo, na entrada, chegada e acolhimento da manhã esteja mais estável e participe de acordo com as regras, rotinas e hábitos da sala.