quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A influência da televisão sobre as crianças…

A influência da televisão sobre as crianças tem sido motivo de diversas discussões, sobretudo desde que a televisão passou a ocupar um lugar de destaque na vida da maioria das pessoas. Os adultos devem ter em conta que essa influência existe e que ver televisão não é uma actividade neutra, sem qualquer consequência. Os pais devem reflectir sobre esta questão, procurando adequar a sua atitude perante a televisão de forma a ser a mais benéfica possível para os seus filhos. Obviamente que as crianças não podem (nem devem) ser completamente proibidas de ver televisão. No entanto, a programação a que têm acesso e o tempo que passam em frente à televisão devem ser controlados. Os pais devem saber a que programas os filhos assistem, conversar com eles acerca desses mesmos programas e discutir os assuntos mais polémicos. Se os pais acompanharem aquilo que os filhos vêem, terão mais condições para questionar a influência desses programas e identificar aqueles que poderão ir contra a formação que desejam dar aos seus filhos.
Assim, os pais têm um papel importante na execução dessa filtragem e de uma análise crítica pelos seus filhos, permitindo-lhes o acesso a programas que podem facilitar o seu desenvolvimento psíquico e moral e eliminando programas que poderão colocar entraves a esse desenvolvimento.
É, também, muito importante, que quer pais, quer filhos, tenham noção de que a televisão não é a única distracção possível, sendo possível ocupar o seu tempo com outras actividades que permitam as relações sociais, a criatividade e as trocas afectivas.


Informação retirada de: http://familia.sapo.pt/crianca/educacao/bebe_saude/

2 comentários:

Xana disse...

Este assunto é muito importante mesmo.
O interesse das crianças pela televisão nasce tão cedo que têm mesmo que ser os pais a impor as regras. Caso contrário eles não vão aprender que existem imensas coisas boas para fazer além da televisão.

Cá em casa o Tiago começou muito tarde a interessar-se por televisão, foi com 2 anos e meio no Natal e com o Noddy do Natal (que foi visto até Março).

Apesar do interesse ter "acordado" tarde chegou uma altura em que se tivessemos deixado teria ficado todo o dia a ver o mesmo DVD.

Por isso acho muito importante alertar os pais para que não permitam demasiadas horas de televisão.

Cat disse...

É importante alertar os pais, mas também algumas profissionais de educação. As crianças já vêem tanta televisão em casa (pois os pais preferem tê-los "controlados" e quietos em frente ao ecrã) que não é necessário verem muita mais nas creches e JIs.
É vergonhoso para a nossa profissão ver colegas com as crianças a ver uma hora ou mais de tv durante o acolhimento e outra no fim do dia. Somando tudo dá: MUITAS HORAS!