quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O Halloween na nossa escola

Tudo começou nas aulas de Inglês com a abordagem do tema pela professora Carla. O espiríto contagiou todo o colégio e decidimos criar um verdadeiro cenário de Halloween na escola! Cada sala construiu elementos alusivos ao Dia das Bruxas, vejam e aproveitem para saber um pouco mais sobre a origem deste dia...

imageNo dia 31 de Outubro é comemorada a festa de Halloween ou Dia das Bruxas. Mas qual é a história do Halloween? Existem vários mitos que envolvem a origem do Halloween. Um deles diz que é nessa noite que as bruxas se reúnem para ir a uma festa dada pelo Diabo, e há vários outros parecidos. Entretanto, muito pouca gente sabe que o Halloween teve origem nas celebrações pagãs dos antigos povos celtas.

image

imageA história do Dia das Bruxas começou com a tradição dos celtas, povos que habitavam a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre 600 a.C. e 800 d.C. Apesar do nome que lhe é dado hoje, a festa não tinha nada a ver com bruxas. Era um festival do calendário celta, o festival de Samhain, celebrado entre os dias 30 de Outubro e 2 de Novembro, que assinalava o fim d o verão. Esta data era sagrada para os celtas, pois eles acreditavam que neste dia o véu que existe entre o mundo real e o dos deuses e mortos ficava mais tênue.

imageimageEntre o pôr do sol de 31 de Outubro e o amanhecer do dia 1 de Novembro, ocorria a noite sagrada - em inglês hallow evening. Por isso essa noite passou a ser chamada de noite de Halloween. As bruxas só entraram na tradição do Halloween por volta da Idade Média, quando a Inquisição perseguiu homens e mulheres pagãos. Estes pagãos recebiam o nome de bruxos e eram queimados na fogueira. Com o tempo, os imigrantes descendentes dos celtas, na sua maioria irlandeses, levaram essa tradição aos Estados Unidos, e agora vários países do mundo comemoram a festa de Dia das Bruxas.

texto retirado de http://blogblogs.com.br

image

6 comentários:

Xana disse...

Tenho que dizer que a escola está linda. Ontem, assim que se entrava na porta via-se logo como está fantástica.
Depois de ter subido as escadas só ouvia uma criança mais pequena a dizer à avó: "Olha é dia das buxas, é dia das buxas."
Via-se que o espírito foi bem sentido por todos.
Parabéns a escola está linda. Obrigada pela explicação sobre a origem desta festa é sempre bom aprender as origens das tradições.

Bjs.

Marta disse...

Esta festa está a ser deliciosa... O colégio está o máximo e os nossos meninos adoraram esta experiência... Agradeço o incentivo da professora de Inglês que nos entusiasmou com esta época!!! E agradeço a todas as salas, todas os meninos e todas as educadoras que contribuíram para esta decoração em tão pouco tempo. Parabéns a nós!!! Beijinhos

sw disse...

Muitos parabéns!! também nós ficámos deslumbrados com a decoração do Dia das Bruxas. A entrada da escola ficou mesmo muito linda. Adorámos as abóboras, as vassouras, as bruxinhas...hoje de manhã até vimos algumas (de carne e osso) à solta pelo hall de entrada.
Tenho a certeza que o dia de Halloween será muito especial por aí. Divirtam-se!!
Bjs

Rui disse...

Está um espectáculo, e deu prazer chamar bruxas às educadoras, algo que não acontece todos os dias :-)
Agora a sério, está muito giro e bem decorado, Parabens... Happy Halloween!!
Pai do Pedrokas "Sala da Marta"

Inês disse...

Foi realmente uma iniciativa vivida com entusiasmo por todos! A nossa escola viveu este dia de uma forma especial! Feliz Halloween!!! Divirtam-se!

Cat disse...

A vossa abóbora é sem dúvida a mais sorridente de todas. As nossas tinham umas bocas mais assustadoras!