segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Educar para o Optimismo

Como todos sabem o nosso lema de escola é Educar para o Optimismo. E por isso hoje resolvi deixar aqui algumas palavras (encontradas no nosso site) sobre o Optimismo:

“… o optimismo é uma doce e entusiasmada forma de viagem. Pelo optimismo podemos chegar a uma maior vontade de viver, a uma melhor saúde e a uma maior estabilidade… in Educar para o Optimismo.

Num mundo que surge aos nossos olhos cheio de dificuldades e incertezas é importante que o educador faça com que as suas crianças “vivam” de pequenos sucessos e conquistas para que possam ser felizes, descontraídas, entusiasmadas, bem dispostas, alegres, apreciadoras das coisas boas que lhes acontecem e, ao mesmo tempo, apreciadoras de si próprias ao se sentirem confiantes e capazes.

“Não canto porque estou feliz. Estou feliz porque canto” (William James)

É assim que queremos que as nossas crianças cresçam… felizes e optimistas!


E aí em casa? Também se trabalha para o Optimismo? Aqui fica uma sugestão de um jogo que encontrei numa revista de educação e é por acaso um jogo que faço em família. Espero que gostem, eu gosto muito!!!



Clicar na imagem para aumentar


4 comentários:

Nós disse...

Como acahmos que é tão importante esta postura perante a vida, decidimos que o nosso filho havia de continuar numa escola que tem a mesma filosofia.
Cada vez me convenço que este é o caminho!
Só tenho pena que o filho tivesse de mudar da escola, mas ainda não perdi a esperança de que a Diese venha a ter 1º ciclo para haver continuação ao trabalho que se faz!
Obrigada a todos!
Bjs

Xana disse...

Parece-me que Educar para o Optimismo é um excelente lema.
Acho que viver com optimismo também é a melhor forma de viver.
Vou tentar colocar em prática este jogo cá em casa. Não será fácil, mas vamos tentar. Se surgirem coisas giras depois vimos contar.
Bjs

Xana disse...

Os resultados foram tão fantásticos que tive que vir contar.
As coisas melhores que nos aconteceram foram:
Tiago: Brincar com o gormities (não sei se é assim que se escreve) no recreio.
Mãe: Ir buscar o Tiago à escola
Pai: Chegar a casa e ver os ténis novos do Tiago.

Combinámos fazer o jogo novamente hoje ao jantar. Obrigada pela ideia do jogo, mesmo muito giro.

sw disse...

Sem o saber, jogo a este jogo desde que o David iniciou a sua vida escolar, aos 2 anos, entendendo-o desde então como uma forma de ler os sentimentos do meu filho em relação a uma parte tão grande e importante da sua rotina. Embora casualmente, sem ser a uma hora fixa, pergunto-lhe todos os dias sobre o que mais gostou do seu dia na escola, dizendo-lhe antes o que eu mais gostei no meu dia de trabalho. Invariavelmente começava por me responder - "gostei de tudo". Hoje, com 5, já aponta acções, momentos, situações ou pessoas e as suas elaborações são sem dúvida cada vez mais engraçadas.
Na verdade, é um jogo que faz de nós, os mais pessimistas, entrar em recuperação ;)