segunda-feira, 1 de junho de 2009

Feliz dia da Criança


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes. É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações.

Após a 2ª Guerra Mundial, em 1945, muitos países da Europa e do Médio Oriente entraram em crise. As famílias vivam mal, com fome, muitos tinham morrido. Havia crianças orfãs e outras cujos pais não tinham dinheiro para nada. Com este panorama muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar.

Em 1946, um grupo de países da ONU começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF. Mesmo assim, muitos países ignoraram que as crianças tinham direitos.

Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!

Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
- afecto, amor e compreensão;
- alimentação adequada;
- cuidados médicos;
- educação gratuita;
- protecção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.

A 20 de Novembro de 1959, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a Declaraçãodos Direitos da Criança. Hoje em dia a Declaração dos Direitos da Criança é lei internacional!

Para saberem mais sobre os direitos da criança cliquem aqui.

Fonte www.junior.te.pt

1 comentário:

Petra disse...

A todas as crianças deste mundo o meu muito obrigada por toda a esperança que transmitem.

Só gostava de saber como é possivel que saiam leis como, ex. -Proibido fumar em recintos fechados - ou - Obrigatorio ter/usar coletes reflectores nos veiculos ... e de um dia para o outro toda a gente cumpre ou a policia faz cumprir ... e uma Lei Internacional que nem devia ser lei mas sim dado adquirido , passados 50 anos, ainda não é fiscalizada com eficiencia e para muitas crianças é e será sempre uma utopia?

Jocas
dias felizes para todas as crianças