segunda-feira, 23 de julho de 2012

34º Congresso do MEM

Estivemos no 34º Congresso do Movimento da Escola Moderna, em Almada e foi num ambiente de grande reflexão e aprendizagem que sentimos que crescemos mais um pouco, enquanto pessoas e profissionais.

Este ano a Diese fez-se representar, pela Marta, pela Mariana e pela Xana. Ai... e como saímos de lá mais cheias... cheias de inspiração, ideias, reflexões, pensamentos e amizade!!!


Um dos grandes momentos deste Congresso foi o lançamento do livro do Sérgio... são anos e anos de escrita agora reunidos num único livro cuja leitura é obrigatória. Este homem é simplesmente brilhante e nós pudemos beber de cada palavra, de cada frase, de cada bocadinho do seu discurso. Todos deviam ouvir o Sérgio Niza!

«Ou a nossa escola é, por aspiração, por esforço, uma construção permanentemente ética e democrática, ou não teremos nunca uma democracia. É este o caminho que perseguimos: caminho duro, perturbante para muitos. Por isso muitos desistem, porque não querem ter tanto trabalho com uma profissão que é tão dura, tão violenta. Para nós, ética, pedagogia e democracia são exatamente a mesma coisa. Daí esta exigência que nos impomos.»
E no final ainda podermos ser inspirados pela magnífica exposição é, sem dúvida maravilhoso. Cada congresso do MEM é uma lufada de ar fresco no panorama da Educação em Portugal.

as fotos são do Luís Rui - o professor /fotografo do MEM

Sem comentários: