sábado, 13 de fevereiro de 2016

Formação na equipa

Este sábado toda a equipa da escola se juntou para um momento de reflexão em conjunto. Hoje foi dia de falarmos sobre a Creche. Foi dia de desconstruir o escrito da nossa querida Mónica que foi co-autora do primeiro artigo sobre o Movimento da Escola Moderna e a Creche. Foi dia de falarmos sobre a prática e perceber, à luz da teoria, porque fazemos, como fazemos e o que fazemos. Entre educadoras, professores, auxiliares de ação educativa e estagiárias fazíamos a conta de 24. Foram 24 cabeças a pensar a Creche, a falar sobre a Creche, a refletir a Creche em voz alta! E foi bom... foi mesmo muito bom!


Assim que chegámos, foi proposto que nos juntássemos em pequenos grupos. Foi, em pequenos grupos, que levantámos as primeiras questões que o texto nos suscitou. Discutimos os primeiros sentimentos, partilhámos as primeiras angústias. Encontrámos as mesmas dúvidas os mesmos medos mas também os melhores sorrisos. O trabalho na Creche evoluiu e todos já percebemos isso!


Voltámos à sala para expor, o que cada grupo, encontrou de interessante no artigo. Claro que encontrámos muitos pontos comuns. Juntos construímos um caminho. Um caminho aberto à autoformação cooperada! 


Seguiu-se uma pausa, um cofee break, preparado pela equipa docente para todos! E como soube bem esta pausa, este momento descontraído... que bom que soube este estarmos juntos! Para mais uma parte de reflexão partilhada, conduzida por mim e pela Mónica.  


Uma manhã em pleno. Foi fabulosa esta manhã de formação!

Sem comentários: