terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Uma escola que é um espaço de encontros

Há 3 anos que a nossa escola estava separada por dois edifícios. A creche nas antigas instalações da Av. 5 de Outubro e o Jardim-de-infância e o 1º Ciclo já nas novas instalações da Av. Gago Coutinho. Nós que sempre trabalhamos de portas abertas, de parcerias, de encontros e de partilhas, viamo-nos agora separados fisicamente. Foram 3 anos de muitos momentos difíceis e outros tantos de conquistas. Superámos esta separação com encontros fugazes, com reuniões de partilha, com troca de cartas e até com visitas aos diferentes espaços. Contámos sempre com o apoio das famílias que foram a boleia entre estes dois espaços e que tornaram este caminho quase inexistente. 

Este Setembro tudo mudou. A Creche veio finalmente para as novas instalações e aquele vazio que sentíamos, encheu-se de encontros. As crianças mais velhas estavam sedentas de bebés e os mais pequenos sedentos de encontros com os mais velhos. A escola juntou-se e um mundo de possibilidades aconteceu.

Os convites multiplicam-se, os diários enchem-se de propostas e é entre sorrisos e partilhas que se constroem as melhores relações. Aquelas que promovem o respeito, que valorizam a aprendizagem, que possibilitam a ampliação de reportórios culturais e acima de tudo proporcionam colos, mimos e afetos.



As trocas e a entreajuda são uma constante: seja para apoiar uma nova conquista, seja para experimentar uma nova atividade. A possibilidade de experiências aumentou e, muitas vezes, de um simples comentário acontece uma cadeia de descobertas que nos constroem como pessoas e como seres sociais.



Uma ida ao parque, a construção de uma árvore de Natal ou um mapa de aniversários, tornou-se muito mais fácil, pois as crianças mais pequenas têm nos mais velhos a segurança, o conhecimento e a perícia necessária a qualquer um destes desafios. E depois é poder encantarmo-nos com uma história que nos é contada a meio da manhã, com um livro que se partilha ou com uma receita que se faz a par. Os desafios são constantes e tanto partem dos mais velhos como dos mais novos.


Continuamos, agora, com a certeza de que a cooperação e as relações humanas são o caminho a seguir. 

"Dificilmente conseguiremos contagiar os outros se não estivermos imbuídos de paixão pelo que fazemos."
(Machado, 2011, p.28)


Sem comentários: