quarta-feira, 8 de abril de 2020

Uma escola que é feita de pessoas

As escolas são feitas de pessoas, são feitas de afetos, de abraços, de colos.
As escolas são feitas de sorrisos, de olhares, de toque.
As escolas são feitas de encontros, de partilhas, de momentos vividos entre amigos, entre crianças e entre crianças e adultos.
As escolas são espaços de cultura, de conhecimento, de fantasia.
As escolas são palco de danças, de teatros e música.
As escolas são corridas, são brincadeiras, são ginástica e cambalhotas.

Uma escola faz-se de pessoas.

As portas das escolas fecharam. Não fomos nós que quisemos. Assim o decretaram. Assim o vírus ditou.
As escolas estão vazias, frias, silenciosas...
... assim como as pessoas que fazem a escola se sentiram ao fechar a porta.

As pessoas... essas que fazem as escolas... as pessoas foram para casa.
As casas encheram-se de pessoas e é nesta nova realidade que os encontros acontecem.

As pessoas continuam aqui. Não na escola, mas atrás de um ecrã de um computador. A reinventarem-se todos os dias enquanto profissionais, a emocionarem-se depois de uma videoconferência, a sorrir com uma carta de amor enviada por e-mail, a chorar de saudade dos abraços e do colo e dos afetos, a desejar a vida normal e uma escola normal.

As pessoas continuam aqui... a filmarem-se, a rirem, a frustrarem... a imaginarem uma próxima atividade, a criarem desafios e a pensar como é que é agora esta profissão de educador/professor.

As pessoas continuam aqui, não num horário das 9h às 17h, mas num horário alargado, um horário completo, porque a vida se tornou trabalho e o trabalho tornou-se vida.

As pessoas continuam aqui numa luta ímpar para estar próximo todos os dias, num confronto diário com um mundo novo onde o objetivo único é estar lá para apoiar as famílias.

As pessoas que fazem a escola não desistiram da escola, não desistiram do que as move e todos os dias lutam para que haja uma escola para onde se possa voltar.

As pessoas desta escola somos nós educadores, professores, auxiliares e pessoal de apoio, e nós estamos aqui! Estamos aqui para todas as famílias Diese, para toda a comunidade Diese, para todos aqueles que fazem parte desta grande família.



Sem comentários: