terça-feira, 21 de outubro de 2008

Auxiliares de Educação em Acção

No sabado dia 18 realizou-se, nas nossas instalações, uma acção de formação destinada às nossas Auxiliares de Acção Educativa.




Nesta acção de formação foi possível abordar diferentes temáticas que envolvem o papel do Auxiliar, bem como, reflectir sobre as relações interpessoais e o espírito de equipa. A presença das educadoras, da coordenação pedagógica e dos elementos da direcção, promoveu um sentido de partilha e reflexão enriquecedor.


As diferentes ideias foram ganhando forma nas intervenções e comentários de todos os participantes e o mais importante foi saber encontrar um equilíbrio entre todas as opiniões e teorias e a prática de cada sala.
O respeito pelo papel de cada profissional e a comunicação e partilha entre todos, foram os conceitos que mais ecoaram ao longo de toda a sessão.
Mais uma vez foi possível constatar que temos connosco profissionais competentes, dedicados e de confiança.

Mesmo quando o trabalho em equipa requer esforços "extra's"...



... que se revelam compensadores quando toda a equipa colabora e sabe remar em sintonia.

8 comentários:

Inês disse...

O grande segredo está precisamente aqui, no saber trabalhar em equipa e no querer sempre saber e crescer mais enquanto profissional. Esta formação reflecte a postura desta escola face às auxiliares de acção educativa, elementos fundamentais no desenrolar do dia-a-dia nas nossas salas. Elas também ajudam as nossas crianças a crescer!

Vitor disse...

Parabéns a toda a equipa e à qualidade do serviço que prestam, conseguido também pela formação permanente que fazem e pela sã interacção entre todos.

É de facto tranquilizador para os pais, para além das qualidades técnicas/pedagógicas, perceber que existe o cuidado da acção educativa ser acompanhada por elevados valores humanos. O sorriso, por exemplo, abundante nesta escola no relacionamento das educadoras e auxiliares com os pais é dos recursos mais simples e dos mais fecundos no fortificar a relação de confiança do binómio pais/escola.

Obrigado a todos da equipa! Conhecemos o excelente trabalho da sala da Inês e da Teresa (educadoras dos nossos príncipes) e sabemos que nas outras salas é também com qualidade e carinho que se trabalha com as crianças, essas “flores únicas” do “jardim Diese”. Este fim de frase é uma deixa para uma citação de “O Principezinho” dedicada à escola: “Se alguém ama uma flor que é exemplar único em milhões e milhões de estrelas, basta isso para ser feliz…” Beijinhos dos pais da C. e do T.

A Teresa... disse...

Um sábado em grande onde houve tempo para aprender, reflectir, crescer enquanto profissionais, fortalecer relações entre a equipa e no final... tempo para brincar e rir!
Enquanto educadora deste colégio quero agradecer a realização desta formação e a participação de todas as auxiliares!
O trabalho em equipa entre educadora e auxiliares é fundamental para a criação de um ambiente seguro, tranquilo e confortável para as nossas crianças!

Xana disse...

Quando educadores e auxiliares se juntam num sábado para aprender como melhor tratar de todas as crianças que existem nesta escola, eu como mãe de uma dessas crianças só posso ficar muito contente.

A frase que está no blog: "Mais uma vez foi possível constatar que temos connosco profissionais competentes, dedicados e de confiança." é algo que eu, tendo o Tiago há quase 5 anos na escola, já sabia.

Parabéns a todas as profissionais desta escola e que o bom trabalho se mantenha sempre. Os frutos estão bem à vista e vão crescendo.
Bjs da mãe Xana

Rui disse...

Antes demais as minhas desculpas por tão extenso texto, mas é sentido o que escrevo (e raramente o faço no Blog, que o diga a Marta).
Quando pensei ser Pai, nunca imaginei que iria passar as dificuldades pelas quais passo e luto diariamente, numa montanha russa de emoções.
Mas quando o meu Pedro entrou para o Colégio, tenho vindo a aprender e entender que vamos caminhando, conquistando batalhas, crescendo, evoluindo e vivendo plenamente dia após dia com muito amor e dedicação. E o resto não tem importância!
Com o vosso profissionalismo e dedicação por inteiro, cuidado e carinho com o meu filho, faz com que ele nunca esteja sozinho ou se sinta diferente, mas sim amado e feliz todos os dias.
O Vosso desafio, é nunca deixar que este espirito que vos emana e que vos torna únicas, se perca com o tempo.
Parabens DreamTeam…
Cumprimentos do Rui “Pai do Pedrokas – sala da Marta

Marta disse...

Pois é, foi de facto um dia bem pensado entre todas... Acho que só temos mesmo é de repetir porque todas saímos desta formação mais enriquecidas com o que nos foi transmitido. Aos pais que deixaram comentários, só tenho a agradecer em meu nome e de toda a instituição. É realmente o vosso apoio e incentivo que também nos fazem caminhar nesta longa missão que é educar as crianças para serem sempre meninos felizes!!! Obrigada a todos os pais pelos comentários e pessoal da escola por terem vindo!!!

Anónimo disse...

EU PERTENÇO AO DREAM TEAM!!! E COM UM GRANDE GRANDE GRANDE ORGULHO!!!
Adorei os comentários de todos e deliciei-me com o cognome dado aqui pelo Pai Rui!!! Obrigada a todos.
Como membro da equipa sinto-me cada vez mais confiante , segura e realizada não só profissionalmente mas pela missão que encaro à alguns anos e que me realiza bastante a todos os níveis! (Como me diz a minha mãe em tom de cobrança.... " A tua profissão é o teu respirar ... as tuas palavras ... a tua corrida no carro e até sonhas enquanto dormes, desliga-te uns minutos filha... não descansaassss!!!!"
Todos me pertebem não é EQUIPA FANTÁSTICA... os que nos rodeiam fingem não perceber tanta dedicação, tanta preocupação mas compreendem e com um grande orgulho pois sabem quem somos, acreditam em nós e sabem que muitos dos sorrisos, gargalhadas, joelhos esfolados que socorremos, grandes descobertas e aprendizagens realizadas são feitas connosco... dia após dia!!! São horas únicas e especiais, algumas dificeis, outras terbulentas... mas são muito mais aquelas que nos tornam assim... ORGULHOSOS, UNIDOS, CONFIANTES NO FUTURO e sempre, sempre mesmo, com um abraço e mimo doce para oferecer!!!

Somos a PILOTO DIESE...

Anónimo disse...

PARABÉNS!!!