sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Escola de Pais - 1, 2, 3 um canal de cada vez.

Caros Pais,

Gostaríamos de agradecer a vossa disponibilidade e participação na nossa Escola de Pais. As diferentes opiniões e perspectivas ganharam forma e relevância. Foi possível "viajar no tempo" e relembrar os desenhos animados do nosso baú de memórias e, ainda com o brilho no olhar, avançámos até ao presente para compreender algumas diferenças face às imagens que as nossas crianças vislumbram hoje.


Durante uma hora e meia mantivemo-nos focados na "caixa que mudou o mundo" e reflectimos sobre a importância da existência de "filtros" que desmistifiquem as mensagens televisivas e protejam as nossas crianças dos abusos e excessos dos Média.


Apesar da diferença entre as ideias e questões que foram colocadas, e que são essenciais à partilha, foi notório um ponto de concordância: Enquanto pais e educadores parte de nós compreender, apaziguar e reduzir as consequências negativas que podem advir do uso desadequado da televisão. Assim, estaremos a Educar para os Media, promovendo o seu lado positivo e saudável.


Considero que a presença e a partilha entre todos foi fundamental.

Só me resta dizer que foi para mim um prazer partilhar convosco este momento.


Muito Obrigada

3 comentários:

M. disse...

Eu (parte mais ou menos interessada) tambem achei muitissimo importante não só no que respeita às "orientações" apresentadas pela Joana, como no sempre positivo e (novamente para mim) altamente importante contacto com os outros pais.
Nas diferenças encontramos novas formas de abordar as situações, visando sempre melhorar aquilo que a todos nos move: A educação dos nossos filhos.
Muito obrigada por mais esta importante iniciativa.

Beijinhos

Rui disse...

Foi a primeira vez que estive presente numa destas sessões, e achei fantástico a participação de todos, com as suas experiências e opiniões.
Parabéns Joana, Parabéns Piloto Diese.

Rui "Pai do Pedrokas"

Xana disse...

Aqui fica o contributo da Xana, mãe do Tiago da sala dos 5 anos.
Sei que a tarefa é mais facilitada quando os nossos filhos não tem um gosto especial por estar muito tempo frente ao televisor. Apesar de cá em casa não ser preciso pôr muito em prática pois o próprio Tiago vai brincar com outras coisas, foi uma sessão muito interessante, engraçada em que aprendemos coisas imporantes.

Obrigada à Joana e à escola por estas aulas que nós pais temos a sorte de poder receber.

Bjs