segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O novo passatempo já chegou!

É verdade a pedido de várias famílias e depois de muitas lâmpadas fundidas na busca de uma ideia genial, magicámos finalmente o nosso novo passatempo. Este espaço de troca e diversão vai exigir dos nossos participantes muita imaginação, criatividade e empenho.

Digam lá...quem é que não gostaria de se tornar um escritor de histórias infantis? Quantos de vós não adoraria mergulhar por uns momentos no mundo fantástico e ilimitado do Era uma vez...?

Pois bem por considerarmos que é maravilhoso fazer-vos descer ao mundo dos mais pequenos e nutrir um pouco da criança que existe em cada um de vocês, apostámos que seriam capazes de todas as semanas criar uma história infantil jamais sonhada, escrita e lida. Não se assustem, pois todas as segundas feiras damos a base da história, dicas que podem ser preciosas para a elaboração da mesma. Ao longo da semana devem enviar as vossas magnificas criações para o e-mail da nossa escola, mas podem sempre deixar comentários sobre o passatempo e a vossa experiência criativa, mas sempre sem revelar a vossa história ou dar pistas, para não influenciar a imaginação alheia.
As histórias são avaliadas pela equipa educativa, tendo em conta os seguintes critérios: imaginação, criatividade, escolha de personagens, elaboração do enredo, construção narrativa e desfecho.
Assim, procurem inspiração e ponham mãos à obra em busca quiçá do próximo Prémio Nobel da Literatura. Bem não se entusiasmem demais pois o nosso prémio não corresponde a tais parâmetros. O "Escritor" com a melhor história da semana poderá vê-la publicada no nosso blog todas as sextas feiras e, no fim do passatempo, o autor com mais histórias publicadas verá a sua obra editada em "livro" ilustrado pelas nossas crianças e lido pelo próprio em todas as salas.

O que acham?
Amanhã lançaremos as nossas dicas e, excepcionalmente para que ganhem inspiração e confiança, alargamos a primeira ronda até à próxima semana.

Soltem a criança escritora que há em vós!

4 comentários:

Vitor disse...

Excelente ideia! Assim, as histórias que criamos na hora de deitar, com personagens que surgem naquele instante e nos surpreendem a nós próprios, podem ganhar forma escrita e quem sabe, fazer sonhar outros meninos ou, pelo menos, fazer rir os pais de outros meninos :)

Os pais CTB adoraram esta iniciativa e, se o “tempo” deixar sobejar algo de si, em horas capazes de escrever, participaremos.

Samuel Freire disse...

Que ideia tão gira. (Embora a parte do prémio de ir ler as histórias à sala tenha algo de "castigo", nomeadamente para alguém como eu que tem uma voz péssima!)

Dúvida: apenas se pode participar com texto? Não são aceites desenho, ilustração ou vídeo? Bem sei que essa é a parte que envolve as crianças, o que me parece óptimo, mas poderão as histórias ir acompanhadas pelo menos de um "guião" das ilustrações?
Samuel. Pai da Joana, Sala de Estudo

Marta disse...

As histórias podem vir acompanhadas de qualquer ilustração, desenho,etc. O video é um bocadinho mais dificil, porque depois não poderíamos passá-lo para livro. A imaginação não tem limites... (ou terá alguns???) Ehehehe

Dêem asas à vossa!!! De certeza que as crianças vão adorar!!! ;-)

Xana disse...

Em primeiro lugar os parabéns pela ideia para o passatempo deste ano.
Depois desejo-vos boa sorte pois pais de crianças pequenas costumam ser muito criativos e o vosso trabalho de escolha da melhor história deve ser dificil.
Por mim espero encontrar tempo para poder participar.