A nossa escola foi convidada para visitar a Horta Biológica da Escola do Bairro de S. Miguel e achámos que não haveria melhor maneira de dar as boas vindas à Primavera, senão neste contacto com a Natureza.
A Horta Biológica do Bairro de S. Miguel é um projeto dos pais e encarregados de educação daquela escola que num dia frio se empenharam para transformar um terreno baldio numa fantástica horta com 16 parcelas - uma parcela por turma.
Para agradecermos a gentileza do convite levámos alguns legumes para plantar e ainda um lindo espantalho que deu ainda mais graça a esta horta.
Ainda pudemos aprender um bocadinho sobre compostagem e perceber que é desta forma que aqui se fertiliza a terra.
Obrigado por este dia tão especial, por este convite, por esta tarde tão cheia de aprendizagens e divertimento! Um especial agradecimento ao pai Samuel por nos proporcionar este dia.
Hoje o acordar é
diferente...depois de uma noite de muitas e habituais horas em frente a um
computador ou uma secretária e de um sono curto, segue-se uma terça-feira diferente.
É dia de recordar o que em nós é tão especial e tantas vezes, sem querer, fica
para segundo plano. A página de rosto do nosso jornal que tantas vezes se vira
e dá lugar a um suplemento de economia recheado de bolsas que sobem e descem. Assim
são invadidas as colunas das nossas famílias, passando para um rodapé, enquanto
as letras gordas remetem para um corrupio diário em redor da nossa vida profissional,
cada vez mais exigente e absorvente.
Esta permeabilidade que deixa
passar para lá da porta do escritório a ansiedade, o stress e as dificuldades
que nos arrancam algumas tristezas, dificulta tantas vezes que se sequem as mazelas,
que se sarem as dores de cabeça de um dia-a-dia que tende a encher os copos
daqueles que se sentam à mesma mesa para jantar.
Hoje os vossos filhos invadirão a
casa ou o carro com vontade de mimar um pouco mais, como se o 19 do dia fosse
desculpa para um abraço dezanove vezes mais apertado, para um gosto de ti multiplicado
por entre dentes de leite e lábios adornados de migalhas do pão do lanche. Ora
enroscados num colo ou de pés freneticamente bem assentes no chão, é aquele
amor tão seu que se irá traduzir em palavras maravilhosas que se prenunciam
numa linguagem tremida, por construir e/ou ressabiada pelo acne de uma
juventude de certezas. E desta forma dirão, falando ou não com tudo o que têm,
o que em vós mais gostam de ver, sentir e até conter para si reconhecendo os
direitos genéticos do autor.
Esperamos, por isso, que hoje
seja dia de tirar o nó da gravata mais cedo, rumo ao mimo dos vossos filhos que
vos esperam de braços abertos e nervosos para, num gesto de carinho, vos
presentear com aquilo que, de forma tão especial e cuidadosa, prepararam para
vos surpreender.
Por isso, hoje, é dia de recordar
e reavivar aquilo que em nós é tão especial SER PAI! Convidamo-vos por isso a
recordá-lo hoje e praticá-lo SEMPRE! Os vossos filhos vão agradecer cada abraço
sem intenção de fim, cada beijo quente e, acima de tudo, cada olhar atento sem
vista para terminar.
Este sábado fomos até Évora ouvir falar sobre o brincar. Foi uma tarde muito bem passada e cheia de aprendizagens. Que bom que é fazer parte deste grupo de professores que se juntam para refletir e evoluir na sua profissão. Obrigada ao MEM e ao núcelo de Évora que tão bem nos recebeu.
"Brincar é a linguagem das crianças. Brincar é exploração, descoberta, experimentação, expressão!"
"O papel do adulto é garantir que as crianças brinquem!"
"As crianças precisam de brincar para ampliarem as suas possibilidades!"
Em março, voltaremos a falar (com mais detalhes) no livro.
Para os mais curiosos, uma oportunidade de ver as ilustrações em primeira mão já amanhã, a partir das 16h30, na Ó! Galeria (http://galeriao.blogspot.pt/).
"Para se apropriarem do mundo que as rodeiam e construir conhecimento, as crianças têm que enriquecer as suas vivências.
É por meio da EXPERIÊNCIA, da OBSERVAÇÃO e da EXPLORAÇÃO de seu ambiente , que a criança constrói seu conhecimento, modifica situações, reestrutura os seus esquemas de pensamento, interpreta e busca soluções para factos novos o que favorece e muito, o desenvolvimento cognitivo da criança, principalmente, na fase pré - escolar.
As visitas de estudo são um meio privilegiado para a criança aprender, compreender, conhecer, observar e respeitar o mundo que a cerca. A curiosidade natural das crianças, o desejo de saber e conhecer é desde muito tenra idade uma oportunidade para a criança ser intelectualmente activa e culturalmente desperta.
Visitar museus, jardins, galerias de arte permitem à criança ter oportunidade de contactar com novas situações e experienciar novas vivências.
A ciência, a tecnologia ,a arte são áreas que a criança só poderá vivenciar se sair da escola e contactar de perto com a diversidade das diferentes áreas do conhecimento.
Como descobrir azulejaria, a pintura e escultura... e a ciência se nunca tivermos contacto com ela? É o contacto real, através da viagem aos locais onde se guardam as memórias culturais dos povos, que a criança constrói a sua identidade cultural, reconhece o seu passado histórico.
A cultura e acesso que temos a ela deverão ser uma prioridade na infância... pois queremos ser, efectivamente cidadãos de pleno direito."
Manuela Guedes em Lugar de Partilha
Hoje foi dia de levarmos estas experiências para dentro da escola. Sim porque nem sempre as visitas de estudo são ao exterior. A riqueza destas experiências culturais dentro da escola são tão importantes como qualquer saída ao exterior, principalmente quando a pertinência cultural é tão grande.
"Afinal o Caracol" é um espetáculo de promoção da leitura para bebés, com poesia de Fernando Pessoa, música de Joaquim Coelho e ilustrações de Mafalda Milhões.
A história de um caracol, das cócegas que ele fazia, de como ele virava e girava, e de como acabou por não cair. Brincamos com as palavras. São o nosso brinquedo favorito. Brincamos com a música das palavras, com a leveza das palavras, com o tamanho das palavras, com a pressa e a lentidão das palavras e também… com o silêncio. em Andante