terça-feira, 7 de abril de 2009

Coisas que acontecem e não deviam acontecer

Por considerarmos que o Blog serve para partilhar coisas boas, e outras nem tão boas assim, não resistimos em comentar aqui uma situação menos feliz que a nossa instituição e os nossos meninos vivenciaram.


Como sabem, os meninos da sala da Vera concluíram na semana anterior o seu interessante e ambicioso projecto sobre os "Cinco Sentidos". Sendo o projecto de carácter interventivo, os meninos tiveram a brilhante ideia de elaborar e distribuir cartazes em vários estabelecimentos da nossa rua, com vista a informar e consciencializar cada cidadão para uma mudança de comportamento e atitude, que se quer necessária para tornar a diferença um motivo para apoiar, e não para "olhar".


Neste sentido, tal não foi o nosso espanto quando após apelar a seis pessoas diferentes, com cargos e funções variadas, a própria Câmara Municipal de Lisboa (nossa vizinha), não autorizou a colocação do nosso cartaz no seu átrio. Ainda boquiabertos com a recusa, ficámos ainda mais incrédulos e atónitos com a justificação: Esteticamente o cartaz não é apelativo e não se enquadra naquilo que consideramos aceitável
.



Posto isto, lamentamos ainda o facto de as referidas pessoas não terem a coragem e dignidade de se dirigirem às nossas crianças, que aguardavam ansiosamente cá fora, e lhes explicassem o motivo da recusa. Como é que se explica a um grupo de crianças com 4 e 5 anos, que a burocracia do nosso país ultrapassa as justificações lógicas, se sobrepõe ao bom senso e limita as consciências e a visão do mundo?


Deixemos que a consciência de cada um responda.
Em nome de todos os elementos da nossa instituição, venho assim mostrar a minha indignação e total incompreensão face a esta atitude.

No entanto, queremos deixar claro que não vamos esmorecer, tão pouco cruzar os braços, porque acima de tudo acreditamos que com pequenos gestos, sejam eles esteticamente aceites ou não, podemos tornar a vida de cada um, um pouco melhor. É nesta base que continuaremos a Educar as nossas crianças - os cidadãos do futuro.

Acrescentamos o sincero e profundo agradecimento a todos os estabelecimentos que nos disponibilizaram um cantinho para o cartaz e assim marcaram a diferença. Fomos recebidos de braços abertos e com sorrisos por muitos dos "nossos vizinhos", que ao colar o cartaz na parede nos proporcionaram um brilho no olhar e abraços ternos. Obrigada!

7 comentários:

Nós disse...

Assim, numa primeira leitura... fiquei sem palavras :-(
Vou digerir para posteriormente me lançar às feras que "existem" pelo nosso país.
Os meninos estão de parabéns pois o seu cartaz É "visualmente e conteudamente(se é que isto existe lololol) mais do que aceitável!!!

Xana disse...

Na 6ª feira passada parei à porta da escola antes de tocar à campainha para ler este cartaz.
Estão todos de parabéns pois está esteticamente lindo e tem um texto que se todos seguissem este mundo seria melhor.
Em relação ao comportamento da Câmara Municipal penso que está tudo dito no post, não há comentários.
É sim uma tristeza e uma vergonha esse comportamento da Câmara da cidade onde vivemos.
Os meninos da sala da Vera estão de Parabéns pela iniciativa e pelo cartaz.

Joana disse...

Gostava apenas de sublinhar que também estão de Parabéns a Vera, que preferiu dizer a verdade aos seus meninos e explicar o inexplicável, e a Mariana, que agarrou e levou a cabo este projecto.Parabéns!

Petra disse...

Não se enquadra naquilo que é aceitavel?
o que é que é aceitavel? Os nossos passeios altos? A falta de acessos, para deficientes motores?
A falta de marcas para invisuais?

É engraçado a facilidade com que os nossos politicos nos apelam para a abertura ao mundo e ás novas tecnologias ( o nosso magalhães, o TGV ).
Mas naquilo que realmente importa, que são a abertura das mentalidades, das consciencias e a educação daqueles que serão o futuro do nosso pais,nisso, são eles cegos, surdos, mudos e uns verdadeiros atrasados mentais, isto claro no sentido figurado.
Sim, porque não quero de modo algum ofender estes membros da nossa sociedade , que por um infortunio da vida foram privados de algum dos sentidos ou capacidades mentais ou motoras.
A eles e as nossas crianças um muito obrigada por estes ensinamentos.

Desculpem este desabafo tao longo, mas senti-me revoltada e envergonhada com o sucedido.

Jocas
Petra Barros

susyr disse...

Pouca vergonha, hipocrisia, autoritarismo e estupidez são poucos adjectivos para classificar esta atitude por parte dos srs que mandam na nossa cidade!
Muitos bjs para a Vera e para os seus meninos que fizeram um excelente trabalho

Vera Luís disse...

Só hoje comento e só hoje vou postar no meu blogue a informação e fotografias sobre este final apoteótico do nosso Projecto Interventivo...porque só hoje me sinto capaz de escrever com calma, sem revolta e ironia...
Estou sim bastante triste mas também feliz por termos conseguido chegar a todos, através de órgãos particulares que nos ouviram, que tiveram cinco minutos para nós, para assistir à comunicação daquilo que tínhamos escrito e ilustrado no cartaz!!!
Sinto-me feliz também por aquilo que conseguimos no nosso meio escolar, sensibilizar os amigos das salas e Famílias da nossa Família escolar!
Sinto-me feliz porque mais uma vez a regra nº1 da nossa sala foi aplicada... DIZER SEMPRE A VERDADE! ...foi duro para mim... sei que os desapontei mas também sei que a revolta deles e carinhas espantadas que me mostraram foi marcante para eles e que nunca mais irão esquecer... sei disso ...mas sei que eles irão mudar e melhorar o Mundo de amanhã... parece um chavão... mas eu sei que eles quererão, de certeza, melhorar o que está mal...
“Não fazer nada... está mal, não é?, assim ninguém faz nada!!!” ... foram as palavras deste grupo de 4 e 5 anos! Pois é... e não ouvir os outros não é de cidadão, não demonstrar igualdade, não é democrático, não deixar usar o que é nosso, sim estas instituições também são nossas, pelo menos é o que nos dizem sempre, é totalitarismo ao mais alto nível... não ter respeito por crianças de 4 e 5 anos é mediocridade pura, sim porque as 6 pessoas com quem eu falei não estão impunes... não, não estão... são elas que todos os dias vivem num regime profissional livre onde se podem levantar do seu posto de trabalho e ir ao pé de outra colega, apenas para pôr a conversa em dia, são elas que todos os dias picam o ponto às 9h e voltam para trás para ir ao café até às 9h30... são elas que têm o dito break para fumar um cigarro... são elas que se levantam, saem pela porta da frente e vão buscar o jornal Destak, para ler os anúncios de casas para venda, ali mesmo à porta da câmara onde os muros servem para sentar e passar bons momentos de lazer.. foi nesse mesmo muro que nos sentámos mas não apareceu ninguém!!! Sr. Segurança, Srª Recepcionista de Serviços Gerais , Srª Secretária de Serviços Gerais, Sr. Responsável pelo Departamento de Relações Públicas, Srª Recepcionista de Atendimento ao Munícipe, Sr. Engº ... poderiam ter feito o tal break só para nos ouvir a comunicar... só para ver o tal cartaz... esteticamente PERFEITO...LEGÍVEL... REAL!!!
Trabalhadores da função pública ... entidades estatais...ATENÇÃO... vocês tal como nós são cidadãos do agora pensem e reflictam... poderia ser um filho ...um irmão... um Pai... um neto vosso... As palavras que proclamam devem acompanhar as vossas acções!!! Obrigada a todos os que contribuíram de uma forma directa ou indirecta nesta campanha de sensibilização, e que mesmo assim, teve um forte impacto e enorme sucesso!!!

Obrigada à Mãe Dora, Família Pina, que nos apoiou e ajudou na concretização desta campanha, foi valioso o entusiasmo no planeamento e as palavras doces e sorrisos que nos ofereceu a todos durante o momento ensolarado à porta da Câmara!!!

Obrigada aos meus meninos... o trabalho foi todo vosso e esta campanha só seria possível convosco!
Obrigada por me fazerem sentir orgulhosa e especial por vos ter comigo sempre dispostos a SABER-SABER, SABER-FAZER, SABER-MUDAR...

Obrigada à casa e família Piloto Diese que nos acolhe diariamente e nos apoia em TUDO o que fazemos e nas lutas que não ignoramos!

Vera Luís

Mãe João disse...

Sinto alguma dificuldade em comentar com lucidez.

Esta situação é simplesmente uma demonstração do poder podre dos homens normais.

Não lamento “o facto de nenhuma de as referidas pessoas não terem a coragem e a dignidade de se dirigirem às nossas crianças”. Não seria coragem mas sim atrevimento! Dignidade… como é que alguém mau carácter pode ter dignidade?

Explicações!?!?!?! Imagino a prosápia do “alto do púlpito” olhando para os nossos minis como se fossem débeis mentais… blá blá blá (palavras bonitas), blá blá (sem sentidos nenhum) blá blá blá (e sem esforço nenhum ainda vos acusavam de lhes perturbar o trabalho) blá blá blá

Afinal os “senhores” até foram coerentes: não têm justificações LÓGICAS. Bom senso? Visão? Consciência? Ninguém pode dar o que não tem. E obviamente que se trata de pessoas altamente limitadas!

A burocracia nós, os adultos, constamos que é um papão da nossa sociedade. Ainda puder vou omitir essa "coisa" da vida dos meus filhos

A vida vai impor aos nossos minis criaturas medíocres como estas… Dá RAIVA!!!!

Foi sem dúvida uma triste lição… PRECOCE!

Agora um pacho de água quente: Eu e as manas falámos com o Salvador sobre o assunto e fiquei mais confortada. Depois de cada uma ter despejado a sua indignação surgiu a explicação/conclusão do Salvador. Simples e magnifica: “Os senhores da câmara são como o lobo mau e nós os três porquinhos. Eu e os amigos todos já sabemos que podemos brincar e saltar mas temos que ter uma casa forte e eles vão acabar todos no caldeirão”